Vivemos no tempo do imediatismo, no qual tudo acontece de forma rápida e acelerada. Estamos fadados a enfrentar uma rotina cada vez mais atribulada, cheia de compromissos e trabalhos. Contudo, em algum momento é preciso parar, energizar-se, acalmar a mente, manter o silêncio e nos conectarmos com o nosso eu interior. Uma ótima técnica para fazer com que isso aconteça é praticando a meditação.
Quando meditamos mantemos a atenção dos nossos pensamentos, concentramos a nossa respiração. Ao iniciar o processo de meditação podemos escolher a posição mais eficaz para o momento em que estamos inseridos, seja sentado com a coluna reta ou deitado, até mesmo em pé assim, buscando estar o mais leve possível para aplicar-se a este momento.
O tempo estabelecido para a prática pode ir de acordo com a necessidade e a vontade de cada pessoa, seja a partir de 10 a 15 minutos até horas a fio, o importante é manter o foco, elevar o pensamento, manter a disciplina e a concentração. Como também, estabelecer uma frequência para a realização dessa prática pode contribuir diretamente para os resultados em que almejamos alcançar.
Ao meditar observamos algumas mudanças e ótimos benefícios em nossa vida como bem-estar e disposição para nosso cotidiano, aumentamos a nossa concentração e atenção. Sobretudo, ainda a prática auxilia na qualidade do nosso sono, desaceleramos e recarregamos a nossa energia, sendo uma alternativa para auxiliar no controle do nosso estresse e ansiedade.
Uma dica é procurar por meditações guiadas, que podem ser facilmente encontradas por meio de áudios e vídeos. No qual, ao sermos direcionados por uma narração nos é ajudado a manter a concentração e também sermos norteados para diferentes temas que podem ser falados durante a técnica. Duas dicas de canais são “Yoga para Você” e o canal “Gabriela Stapff” inseridos no Youtube.
E agora, esperando o que para começar a meditar?