Você pode até nunca ter praticado, mas certamente em algum momento da vida já ouviu a palavra yoga, se ainda não, esse momento chegou. A prática alia e sincroniza corpo e mente por meio dos exercícios elaborados pelo instrutor ou professor que o direciona, que é conhecido como guia.
De acordo com o site Brasil Escola, a técnica nasceu na Índia, há mais de cinco mil anos, e o seu criador foi Shiva ou Natarája, Rei dos Bailarinos, na qual executou movimentos complexos e com forte beleza. Posteriormente, essa filosofia de vida foi batizada pelo termo sânscrito “Yôga” que significa união, visto que encadeia corpo, mente e emoções.
Entretanto, vale salientar que o yoga ao longo dos anos foi se aprimorando e se desdobrando em algumas vertentes como Râja-Yoga, Hatha- Yoga, Jnâna-Yoga, Bhakti-Yoga, Karma-Yoga, Mantra-Yoga, Yoga-Nidra, Iyengar Yoga, Vinyasa Yoga, entre outras cada uma com a sua particularidade e funcionalidade.
Aline Chrispan para o site “Minha Vida” escreve que o yoga foi sistematizado no Yogasutra de Pajanli, na qual foi organizado por meio de ensinamentos em 196 frases (aforismos), distribuídos em oito partes.
São elas: Yamas e Niyama: normas de conduta e atitudes para saúde mental; Asanas – postura; Pranayama – controle da respiração; Técnicas de concentração e meditação, e por fim, meditação profunda.
Os seus adeptos e admiradores procuram sobretudo, desfrutarem dos seus benefícios para a saúde e o bem-estar, que são inúmeros, entre eles, a diminuição do estresse e ansiedade, nas dores corporais, além de melhora na postura, flexibilidade, fortalecimento muscular, sentimento de paz e concentração.
Para conhecer melhor os benefícios e vantagens, nada como uma boa conversa com seus adeptos e praticantes.
A médica ginecologista e obstetra Tatiana Provasi conheceu o yoga dois anos antes de engravidar, o que auxiliou no autoconhecimento, respiração e alongamento diário. Já na gestação o foco passou inteiramente para o momento da gravidez.
Assim, encontrando na prática, aspectos para prevenção das dores e desconfortos que aumentam na gestação, contudo aquelas no quadril, costas e pernas. Além disso, os exercícios advindos da técnica contribuíram para o fortalecimento da pelve e da musculatura do assoalho pélvico.
Para mim, uma coisa legal era o momento que eu tirava na minha rotina acelerada para me conectar com o meu bebê e a gravidez, utilizando meditação e afirmações positivas para o parto, aliado às posturas das aulas, que no dia do trabalho de parto me ajudou muito durante todo o processo”, destaca Tatiana Provasi.
Para suas duas gestações foi tão benéfico, tanto fisicamente e para o emocional que Tatiana recomenda a prática para outras gestantes em seu consultório.
“Nós que somos mulheres absorvemos muitas coisas: casa, trabalho, família e podemos manifestar no corpo algumas doenças que são da mente, e o yoga trabalha muito isso, indico sobretudo, para pacientes com Tensão Pré-Menstrual – TPM, estresse e ansiedade que atrapalha na qualidade de vida, claro para as gestantes ao longo da gravidez, sendo que tem tudo a ver yoga, gravidez e saúde da mulher” conclui Tatiana.
O estudante de arquitetura Edmur Yorikawa, de 30 anos, começou a praticar o yoga de forma online em 2018, em um momento de sedentarismo e constantes crises de insônia, acompanhando vídeos na plataforma Youtube.
Na quarentena, comecei a trabalhar e estudar de casa, sendo que meu tempo sentado e em frente às telas aumentou significantemente. Em janeiro de 2021, decidi migrar para aulas presenciais particulares, no meu bairro em Pindamonhangaba – SP, após indicação de uma amiga. Devido às circunstâncias da pandemia, pratico somente uma vez por semana presencialmente, mas mantenho as práticas por conta própria, em vídeo, ao menos mais uma vez na semana”, conta Edmur.
Com o acompanhamento e supervisão, o estudante viu que a prática mudou seu estado de ansiedade e concentração, com apenas um mês as mudanças foram perceptíveis.
“Minhas dores nas costas melhoraram bastante, percebi uma postura mais correta e nunca mais senti palpitações, muito atrelado aos benefícios da respiração mais consciente. Tenho conseguido dormir cada vez melhor e menos preocupado. Além disso, estou mais flexível e disposto, inclusive mais confiante para cumprir meus deveres”, finaliza Yorikawa.
Você pode começar a praticar o yoga ainda hoje, escolha um local tranquilo, um tapete apropriado para a técnica, mantenha a disciplina, procure por um instrutor ou comece por algum vídeo aula para iniciantes, a tecnologia pode ser uma grande aliada para esse momento, existem aplicativos e canais no youtube que podem te auxiliar no primeiro contato!
E bom yoga a todos e todas!