O karatê é uma arte marcial que surgiu na ilha de Okinawa, situada a 480 quilômetros ao sul do Japão, por volta do século XV. O esporte nasceu com o objetivo de promover a autodefesa sem o uso de armas.
O foco e a disciplina estão presentes em cada movimento. Um esporte que une força, concentração e muita dedicação. A palavra karatê tem origem japonesa e significa mãos vazias. É a arte de desocupar a mente e livrar-se do apego às coisas materiais, usando apenas o corpo como uma arma para a defesa pessoal. Além de contribuir para uma vida saudável, o karatê melhora a coordenação motora, a concentração, o controle emocional e desenvolve no atleta a busca incansável pela persistência. Na Academia Kimura Dojô, em Araxá, a arte das mãos vazias oferece um caminho cheio de oportunidades.
Em uma parceria com algumas empresas da cidade, no ano de 2018 a instituição disponibilizou trinta bolsas para que crianças carentes de quatro a doze anos encontrem no esporte um alento para sua vida. O projeto tem feito grande sucesso entre os alunos, e muitos já mostram grande potencial para a prática esportiva. A escola de caratecas existe há oito anos. Ao longo desse tempo, formou centenas de atletas e auxiliou na construção do caráter de crianças, jovens e adultos, por meio dos conhecimentos adquiridos pela prática do karatê.
A modalidade foi introduzida no Brasil com a chegada de imigrantes japoneses no começo do século XX, e com o passar dos anos foi se popularizando no país.
O sansei Adilson José, fundador da academia, empenha-se há mais de trinta anos no esporte e encontra em sua família a base sólida para um trabalho de sucesso. Auxiliado pela esposa, Celsiene Angélica Barros, eles recebem diariamente os noventa atletas matriculados na academia, e juntos dividem ensinamentos acerca do desporto.