Como fazer o controle da intensidade do seu treino ?
A intensidade nos treinos é um fator que deve ser encarado como extrema relevância para qualquer pessoa que objetiva ter bons resultados. A intensidade empregada nos exercícios assume papel relevante quando se diz respeito aos resultados provenientes das sessões de treinamento. Quando se faz um controle da intensidade dos exercícios, é mais fácil observar os ganhos, analisar o nível de stress decorrente do treino e ainda prevenir possíveis lesões.
Como identificar a intensidade do exercício?
Cada pessoa possui um limite biológico (individualidade biológica), por isso, as vezes aquele treino de corrida, ou o pedal ou até mesmo na musculação quando você faz ao lado do seu amigo, pode ser muito tranquilo para ele e e você muito exaustivo para você, ou vice-versa. Pois cada indivíduo tem uma resposta diferente de acordo com a intensidade empregada no exercício.
Antes de pensar em se mensurar a intensidade do exercício, é sempre necessário saber qual o esporte em específico que se vai praticar, para saber como avaliar a intensidade a ser empregada no mesmo.
Em atividades aeróbias como caminhadas, corridas, ciclismo e natação, a intensidade do exercício pode ser mensurada por meio da Frequência Cardíaca (FC) e Consumo de Oxigênio (Vo2). Agora em exercícios de predominância anaeróbia como a musculação, a intensidade pode ser mensurada através das Cargas de Treinamento.
Lembrando que é sempre importante ter um profissional de Educação Física para auxiliar em relação a intensidade e as cargas do treinamento, pois assim, irá ajudar você a otimizar seus treinos e resultados, melhorando aspectos fisiológicos e metabólicos de forma linear.
Nos dias atuais comumente é fácil encontrar pessoas treinando com o auxílio da tecnologia como relógios com marcadores do ritmo cardíaco, consumo de oxigênio, entre outros. Porém muitos não sabem interpretar o que a tecnologia os fornece e podem acabar excedendo seus limites treinando sempre em intensidades muto altas. O treino quando executado de forma muito exaustiva, repetidas vezes e sem o descanso necessário, pode ocasionar uma síndrome do excesso do treinamento (Overreaching e Overtrainning).
Mais e aí? Como mensurar a intensidade do meu treino para treinar de forma segura?
Se você não possui um profissional de Educação Física para lhe auxiliar e nem o auxílio da tecnologia. Uma forma fácil de se mensurar a intensidade do seu treino é por meio de uma escala de esforço (Escala de Borg). Onde em qualquer exercício que você for praticar, seja uma corrida ou na musculação, você conseguirá dosar a intensidade do exercício e não exceder seus limites e precisar interromper sua sessão ou sua rotina de treino por estar muito cansado ou simplesmente por que seus treinos intensos resultaram em uma lesão.
A escala de esforço (Borg) funciona por meio de uma percepção individual, onde em exercício você irá dar uma nota de 0 á 10 (repouso até a exaustão) e identificar se a atividade está leve, moderada, intensa ou muito exaustiva.