Pilates é um conjunto de exercícios criado pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920. São exercícios realizados no Solo ou em Equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas, assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.
A principal vantagem da prática é que ela é acessível a todas as pessoas, desde um atleta de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida. Crianças, gestantes e deficientes também pode praticar o método.
Com mais de 500 tipos de exercícios que podem ser praticados nas mais variadas intensidades, nenhum movimento é feito de forma automática ou passiva, mas, sim, com consciência, precisão e rigor técnico. O Método Pilates foi originalmente criado com o nome de Contrologia, pois consistia em um controle da mente sobre todos os membros e músculos do corpo.
Todos os exercícios têm por objetivo fortalecer a musculatura estabilizadora profunda do abdômen, promover mobilidade para as articulações, reeducação do movimento, consciência corporal, melhora da postura e músculos mais saudáveis (alongados e tonificados). O Método se qualifica como uma das melhores opções de exercícios, pois dentre seus benefícios está a melhora na respiração, a diminuição do stress e a reeducação e o equilíbrio corporal, melhorando ainda a coordenação motora e a mobilidade.
No entanto, é imprescindível que a aula seja acompanhada por profissionais especializados, que prestem atenção no seu aluno e que possuam uma boa formação em Pilates, além de ter em mente os limites e as necessidades de cada um. O local onde é praticado é chamado de estúdio, mas também é praticado em clínicas de fisioterapias, clínicas de reabilitação e em algumas academias, onde são necessários equipamentos específicos para essa prática.
As aulas podem ser ministradas por instrutores de Pilates formados em fisioterapia ou educação física. No entanto, também existe um interesse de bailarinos e terapeutas ocupacionais em ministrar as aulas, mas todos devem ser especializados no Curso de Formação em Pilates, e assim compreender realmente o que é o método.