O pilates é um conjunto de exercícios que pode ser feito de duas formas: no solo ou em aparelhos próprios que estimulam cada movimento. A primeira vista pode parecer uma prática nova, mas já existe desde a década de 20 quando Joseph Pilates desenvolveu o método que busca trabalhar tanto o corpo quanto a mente.
Os exercícios se pautam por princípios básicos são eles, respiração, controle e fluidez do movimento, precisão, centro de força e por fim, concentração, palavra mágica que deve estar presente durante todo o desenvolvimento.
As décadas se passaram, e cerca de 100 anos depois, a técnica continua democrática, pode ser realizada por todos, desde a infância até a melhor idade, isso porque os exercícios poderão ser adaptados pelo profissional qualificado de forma individualizada para cada pessoa.
Os benefícios são o que há de melhor, auxilia em nosso alongamento, flexibilidade, postura, que muitas das vezes acaba sofrendo interferências com a correria do dia, auxilia também na consciência corporal, e claro para nosso bem-estar, além de inúmeros aspectos que poderia listar por aqui.
E eu posso confirmar cada fator na prática, durante a pandemia experimentei a técnica por seis meses, e digo, cada exercício faz a diferença e nosso corpo vivencia ao longo das sessões que podem ser feitas de forma regular.
E você, já conhecia o método? Se ainda não, corre para encontrar um estúdio, educador físico ou fisioterapeuta especializado, aí perto de você!