Em nossa vida vivenciamos diferentes processos, construímos história, criamos laços, conhecemos pessoas, passamos por situações que nos fazem crescer e desenvolver. Cocriamos, aprendemos, superamos, e em alguns momentos nos despertamos.
O despertar da consciência ou despertar espiritual é algo profundo e único, que poderá ser vislumbrado em diferentes fases da nossa existência. E se você está lendo essa coluna, mudanças já iniciaram em sua jornada, ou se você já se despertou anteriormente esse texto também foi feito para você!
Existem vários fatores ou sintomas que nos revelam que estamos nos tornando seres despertos. E o Despertar é justamente isso, quando passamos a enxergar uma nova realidade, diferente da qual estávamos acostumados. No início, é notório que algumas coisas já não fazem mais sentido, e desta forma, percebemos que está faltando algo novo em nossa vida.
Mas, calma, todo esse processo vai acontecer de forma natural, e vai se tornar uma percurso desafiador, então o discernimento e estar preparado são essenciais para vivenciar essa nova consciência de forma leve e tranquila.
Essa virada de chave em nossa existência, surge quando tomamos consciência de que algumas situações já não nos fazem bem, questionamos toda nossa caminhada até o atual momento em que estamos. E pode ocorrer quando vivemos pilares decisivos em nossas vidas, ou seja, quando passamos por momentos de crises, perdemos algo importante, e para algumas pessoas, esse processo se inicia por meio de algo simples, depois de ler um texto por exemplo, ou até mesmo, viver uma situação pessoal que de fato o faz acordar.
Já levantou um dia de manhã e sentiu algo parecido?
Depois de despertar os questionamentos vão ser constantes, então não se preocupe, está tudo bem em questionar, afinal é algo novo em sua história. Será que estou no caminho certo? Será que tudo isso faz sentido? E assim, inicia essa tomada de consciência.
Neste momento você poderá até querer recusar esse chamado interno, pois vão ser evidenciadas dores e delícias da sua existência. Mas novos chamados virão. Ao passar por todo o despertar é natural querer ficar sozinho, se isolar, aprender todo o conhecimento do mundo de uma só vez, querer ter entendimento de toda humanidade e a partir daí dar novos passos em sua jornada. Então vai ser algo único, que não tem receita, apenas vai ocorrer no momento certo.
Tudo que eu falei até aqui está fazendo sentido para você. Então eu te convido a continuar a leitura!
Alguns aspectos podem revelar e nos fazer entender que estamos nos tornando despertos. São os sintomas do Despertar Espiritual, as emoções podem ficar mais afloradas, o sono pode passar por alterações, os sentidos podem ficar mais aguçados, de maneira que ficará mais perceptível as situações ao seu redor. É natural sentir-se mais cansado nessa fase, ficar mais suscetível à solidão. Afinal, é um momento que requer bastante energia!
E quando o despertar chegar por aí, aceite e confie, busque entender e pesquisar ainda mais sobre esse processo. Faça a conexão com o seu mentor espiritual. Se assim como eu, você gosta de espiritualidade, vivencie a sua de forma plena, e meditação nunca vai ser demais em todas as etapas do Despertar!