Uma enorme enchente atingiu a vila de Dharali, no estado de Uttarakhand, no Himalaia, no norte da Índia, nesta terça-feira (5). O desastre matou pelo menos quatro pessoas mortas e mais de 100 estão desaparecidas, segundo autoridades indianas.
“É uma situação grave. Recebemos informação que indica que há quatro mortos e cerca de 100 pessoas desaparecidas. Rezamos por sua segurança”, declarou o ministro de Estado da Defesa, Sanjay Seth, à agência de notícias Press Trust of India (PTI).
Na rede social X, o gabinete do primeiro-ministro de Uttarakhand afirmou que as equipes do Exército e das forças de resposta a desastres já chegaram à área e estão trabalhando para resgatar pessoas presas sob escombros e lama.
“Expresso minhas condolências às pessoas afetadas por esta tragédia em Dharali, Uttarkashi. Além disso, desejo o melhor para todas as vítimas. Equipes de socorro e resgate, sob a supervisão do governo estadual, estão fazendo todo o possível”, postou Narendra Modi, o primeiro-ministro da Índia.
A polícia de Uttarakhand afirma que a elevação do nível das águas do rio Kheer Gad foi responsável pela grande inundação e fez um alerta à população: “Mantenham-se, junto com as crianças e o gado, a uma distância adequada do rio”.

Foto: Polícia de Uttarakhand / X
Fonte: Redação g1