A dieta cetogênica é pobre em carboidratos e rica em gordura. Ela reduz os níveis de açúcar no sangue e deixa a insulina bem baixa, utilizando a gordura como fonte de energia ao invés dos carboidratos.
Na ausência de carboidrato, nosso corpo utiliza gordura como fonte de energia. E esse estado metabólico é chamado de cetose.
Quando isso acontece, seu corpo se torna mais eficiente na queima de gordura para energia, transformando a gordura em cetonas no fígado, o que pode fornecer energia para o cérebro, sendo uma nova fonte de combustível para as células. Ela promove vários benefícios ao organismo, como, redução do colesterol ruim, esteatose hepática, controle de glicemia e da pressão arterial e redução da quadro de resistência à insulina.
Ao contrário do que a maioria dos profissionais acham, a dieta cetogênica, não causa prejuízo nenhum à saúde e nem perda de massa muscular, vários estudos já comprovaram isso e minha vivência no consultório também.
Já a dieta low carb propõe reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos, priorizando o consumo desse macronutriente de baixo índice glicêmico, aqueles cuja glicose (açúcar) é absorvida em uma velocidade mais lenta e por isso não há picos de glicose e nem de insulina no organismo, liberando um hormônio chamado glucagon, responsável por retirar a gordura estocada do corpo e transformá-la em energia, proporcionando emagrecimento, controle do Diabetes, maior saciedade ,
São exemplos de alimentos permitidos na low carb , carboidrato de baixo IG, como batata doce, arroz integral, produtos integrais, alimentos ricos em fibras, proteína.