As terapias holísticas têm cada vez ganhado mais espaço e adeptos em todos os cantos do Brasil, principalmente neste momento de confinamento da população. As técnicas promovem benefícios como o autocuidado, bem-estar, equilíbrio físico e mental. Entre as práticas mais recorrentes encontram- se o Reiki e a técnica de meditação Thetahealing.
É preciso salientar que a terapia holística busca tratar o humano em sua totalidade, sobretudo, oferecendo um tratamento de forma natural e humanizado. Procurando trabalhar a individualidade de cada paciente, com a finalidade de apresentar melhoras significativas em fatores como a energia, ansiedade, medos e crenças limitantes.
O Reiki propicia a canalização da energia vital no auxílio do equilíbrio do campo energético do paciente. Já o thetahealing atua na transformação das crenças limitantes. Para entender melhor os benefícios oportunizados pelas práticas, vou conversar com a terapeuta holística Rayssa Nayara.
Rayssa é formada em Reiki, Thetahealing, Aromaterapia, Cristaloterapia e Cromoterapia, e também idealizadora do projeto “Somos Melhores Juntas”, entretanto, atua no bem-estar dos campos físico, mental, emocional e espiritual. Com isso, contribuindo ao paciente a expansão da sua consciência e acarretando como resultado a sua harmonização energética.
Gabriel Castro – O que é o Reiki, e para que serve a sua funcionalidade?
Rayssa Nayara – É uma técnica japonesa canalizada por Mikao Usui. “Rei” pode ser traduzido como o universo e “Ki” energia vital. O Reiki é energia vital mantida e direcionada pela sabedoria universal, onde o terapeuta canaliza essa energia de cura e envia para pessoa que será cuidada. Pode ser enviado também para plantas e animais. Durante a sessão, o Reiki é enviado para os sete chakras que fazem ligação ao funcionamento do corpo como um todo, abrangendo mente e alma, assim propiciando cura para todos os níveis.
GC – Quais benefícios a prática proporciona?
RN – O reiki melhora nossa qualidade de vida porque traz harmonia para todos os nossos campos. Entre os benefícios estão alívio de dores, e auxílio na cura de problemas como ansiedade, depressão, estresse e insônia. Quando harmonizamos os nossos chakras, ocorre mudanças em toda nossa vida, o chakra do plexo solar, por exemplo, localizado próximo ao estômago é considerado o do poder pessoal, quando em desequilíbrio pode causar o sentimento de medo em assumir o seu papel perante ao mundo ou até mesmo atrapalhar a realização de seus sonhos.
GC – Como funciona a sessão Reiki, também pode ser realizada a distância?
RN – Pode ser aplicado a distância sim, porque essa noção de tempo e espaço só existe em nossa mente. Na sessão o terapeuta ativa os símbolos nas mãos, de acordo com seu nível de iniciação, e a energia chega pelo chakra coronário localizado no topo da cabeça, passando pelo chakra cardíaco próximo ao coração, posteriormente se expande pelos braços e sai pelas mãos e assim é enviado para a pessoa por um determinado tempo em cada um dos sete chakras.
GC – Qual a relação dos chakras e o Reiki?
RN – O chakras são nossos centros de energia, são através deles que nós terapeutas canalizamos a energia reiki. Ou seja, por meio dos chakras o consulente recebe a energia enviada.
GC – Existe alguma contraindicação ou todas pessoas podem praticar?
RN – Não existem contraindicações o reiki é para todos.
GC – O que é o Thetahealing e quais são os seus benefícios?
RN – O Thetahealing é uma prática terapêutica, essa técnica foi canalizada pela Vianna Stibal, e permite que a gente identifique a raiz de crenças e padrões que nos impedem de viver da maneira que gostaríamos. Todos nós temos crenças e padrões que nos limitam, podendo ter origens diferentes. Por isso, quando ressignificamos é possível fazer melhores escolhas e viver de acordo com nossa verdadeira essência.
GC – Como funciona o Thetahealing na prática?
RN – Em uma sessão de Thetahealing o terapeuta realiza uma meditação e guia o paciente através desse estado meditativo de profunda conexão. Com isso, investiga as crenças e padrões limitantes e faz uma reprogramação. Assim é possível receber auxílio de várias maneiras, é importante ressaltar que é necessário a mudança de comportamento do consulente para que de fato a transformação aconteça.
GC – Existe um número específico de sessões tanto para o Reiki ou o Theta?
RN – Não, cada caso é um caso. Às vezes uma sessão apenas resolve, é preciso entender a questão para que seja avaliado a quantidade necessária para cada paciente.
GC – Em seu trabalho desempenhado pode ocorrer a junção das práticas, como funciona?
RN – Sim, eu estudo magia natural, sou formada em Reiki, Thetahealing, Aromaterapia e Cristaloterapia, e utilizo todos esses conhecimentos durante a sessão.
GC – Qualquer pessoa pode se especializar e ser terapeuta nesta área, qual o processo a ser seguido?
RN – Primeiramente, a pessoa precisa ter no coração a vontade de auxiliar na cura do outro com amor e respeito. Entretanto, é preciso fazer os cursos e as iniciações específicas, e o mais importante, viver as práticas no dia-a-dia.
GC – Existe alguma ligação das práticas com alguma crença religiosa?
Não, são práticas terapêuticas. O Reiki inclusive é hoje uma técnica presente no Sistema Único de Saúde (SUS). Falamos de espiritualidade que é nossa conexão com quem realmente somos, nossa verdadeira essência e com o universo. Sobretudo, não está ligada a nenhuma crença religiosa.
GC – Qual conselho daria para uma pessoa que tem a curiosidade em conhecer e praticar Reiki e Thetahealing?
RN – Meu conselho é marcar uma sessão. Assim, além de conhecer as técnicas, também poderá cuidar e viver de forma alinhada indo de encontro a sua verdadeira essência.