Os chacras ou também conhecidos pela grafia “chakras” são importantes centros de energias localizados e alinhados ao longo de nossa coluna vertebral. Etimologicamente, vindo da língua sânscrita tem o significado de “roda” devido ao constante movimento que produz. Sobretudo, tem como função principal levar energia vital e equilibrar cada área do nosso corpo em que se encontra localizado.
Esses poderosos centros energéticos quando estão alinhados e emanando a carga energética que precisamos, podem contribuir diretamente para o bem-estar da nossa saúde mental. Ainda auxilia nos fatores que regem nosso emocional, com isso, contribuindo até na saúde do nosso corpo físico.
Entretanto, temos que estar sempre vigilantes ao nosso padrão vibracional, aos nossos pensamentos e ações, pois cada evento ou situação com carga negativa que passamos podem contribuir para o desalinhamento desses pontos de energia o que propicia bloqueios e sentimentos indesejados.
Diante disso, é necessário buscar hábitos e praticar atividades que elevam e sintonizam os chakras, como meditação, estar em contato com a natureza, praticar exercícios físicos e alimentar-se bem. Assim, indo de encontro a uma vida mais harmônica, equilibrada emocionalmente e energética.
Em seu canal do Youtube, a terapeuta Amanda Schultz explica a importância de cada chakra estar em constante equilíbrio. O primeiro chakra é conhecido por “Básico”, ele vibra na cor vermelha, está diretamente conectado às glândulas supra-renais. Contudo, faz uma conexão com nossa saúde de maneira geral, aprimorando a nossa vontade de viver e vencer as adversidades. Em desequilíbrio causa insegurança e desarmonia energética.
O segundo é chamado de “Sacro” e se apresenta na cor laranja, fazendo ligação ao nosso sistema reprodutor e urinário. Entretanto, está direcionado a nossa autoestima e as emoções que fazem parte da nossa vida. Estando em bloqueio causam mágoas, desânimo e até problemas urinários.
O terceiro é o “Plexo Solar” tem a cor amarela. Faz ligação ao pâncreas, sobretudo, oportuniza e desperta sentimentos como vontade e nosso poder pessoal, ao ser bloqueado ele causa manifestações como raiva, ansiedade, angustia e até problemas gástricos. Por isso a importância de mantê-lo em equilíbrio.
Quarto chakra “Cardíaco” faz sua conexão por meio da cor verde. Se concentra no centro do nosso peito, é importante para equilibrar nossos sentimentos e emoções, contudo, o amor e a felicidade. Seu desequilíbrio causa instabilidade emocional e angústia.
O quinto chama-se “Laríngeo” sintoniza-se na cor azul, está ligado à nossa expressão e comunicação. No plano físico é conectado a laringe, tireoide, boca e as vias respiratórias. Sem equilíbrio pode ocasionar dor de garganta e disfunções da tireoide.
O sexto é o “Frontal” por estar presente no centro da nossa testa. Ele vibra na cor azul índigo. Se apresenta conectado a nossa mente, intuição e também à glândula hipófise. Contribui diretamente a nossa parte intuitiva e de raciocínio, auxiliando ainda na nossa aprendizagem. Em desequilíbrio causa confusão mental e atrapalha o nosso foco para as diversas atividades.
Por fim, o sétimo chakra o “Coronário”, está localizado no topo de nossa cabeça e brilha na cor violeta. Por meio dele nos conectamos ao plano espiritual, ele contribui com a expansão da nossa consciência. Em desarmonia pode manifestar fobias, depressão e até problemas neurológicos.