A CBMM, líder global na produção e comercialização de produtos de Nióbio,
e a Giaffone Racing, especializada na produção de carros e motores de competição, lançaram os primeiros UTVs produzidos no Brasil com a tecnologia do Nióbio, a linha Exo Nb.
Os carros, utilizados em competições off-road, possuem estruturas ultra resistentes e são até 10% mais leves que os concorrentes, graças a adoção de materiais que contam com adição de Nióbio em suas composições. Com isso, além de atingir maior velocidade em menor tempo, os novos UTVs também apresentam ganhos em resistência e no custo operacional, resultando em
economia de combustível e maior vida útil dos componentes.
A parceria teve início com um teste da aplicação de aço microligado com Nióbio nos veículos já produzidos pela Giaffone Racing. O resultado foi surpreendente e as empresas optaram pelo desenvolvimento de um projeto totalmente novo.
“A parceria contou com uma intensa troca de tecnologia e conhecimento. A aplicação de produtos de Nióbio impactou em uma melhora significativa na performance do veículo”, explica Érico França, analista de desenvolvimento de mercado da CBMM, que acompanhou o desenvolvimento do projeto pioneiro no Brasil.
“É um orgulho para nós trabalhar em parceria com uma empresa referência em seu segmento, como a CBMM, e poder trilhar um caminho de aprendizado e de intensa troca para garantir o sucesso desses novos desenvolvimentos”, afirma Zeca Giaffone, diretor da Giaffone Racing. “O desafio agora é desenvolver a versão híbrida, pois é um mundo totalmente novo para nós e um processo bastante complexo, mas estamos confiantes e empenhados em promover evoluções para o motorsport brasileiro”, completa.
Além da versão de motorização a etanol, a linha Exo Nb conta com uma versão híbrida (etanol e elétrica), o Exo Nb-Hybrid, que será a principal atração tecnológica do Sertões 2021, o maior rally das Américas, que acontece de 12 a 22 de agosto, com largada inédita da praia da Pipa, no Rio
Grande do Norte.
“A jornada do Sertões, de se tornar um evento carbono zero, pautado pelas melhores práticas de sustentabilidade, tem a CBMM como grande parceira de seu roadmap tecnológico. Além desta nova linha de UTVs pretendemos ainda incorporar a versão totalmente elétrica ao longo das próximas edições do Sertões, mostrando que podemos sim desenvolver tecnologias no país, com a união de empresas inovadoras e genuinamente brasileiras”, destaca Giuliano Michel Fernandes, gerente de marketing e comunicação da CBMM.
Com seu DNA inovador, a CBMM atua em parceria com diversas empresas e montadoras na aplicação do Nióbio para otimização dos materiais. No motorsport, além da linha Exo Nb no Sertões, a empresa é responsável por fornecer a tecnologia presente nas estruturas do Odyssey 21, o e-SUV mais extremo do mundo, utilizado na Extreme E, outra categoria que passará pelo
Brasil em 2021.