Na manhã desta segunda-feira (28) a mineira Catarina Porfírio tornou-se a sexta mulher a completar na categoria solo a Travessia do Leme ao Pontal, a maior prova da modalidade e uma das mais belas provas de águas abertas do país. O percurso, que começou na praia do Leme, teve 35 km e foi percorrido pela nadadora em 10h14min.
Catarina se tornou a 22ª pessoa a fazer a prova na categoria solo, sendo ainda a quarta mulher a realizar o percurso no solo sem neoprene. A nadadora não teve muitas adversidades ao longo do percurso, mantendo um ritmo constante de braçadas. “Foi maravilhoso. No começo sofri um pouco com as águas-vivas, mas depois consegui aproveitar o visual e vi todo o nascer do sol. Foi demais. E nadar a noite também foi muito bom”, contou Catarina após a prova.
Catarina Porfírio é triatleta e já concluiu oito IronMans 70.3 e dois IronMans 140.6, eventos considerados as mais difíceis e desafiadoras provas de triatlo do mundo. Na natação ela já tem no currículo a conclusão de duas edições da Maratona Aquática 14 Bis, uma das mais tradicionais do Brasil. Porém, agora seu foco é outro. A ultramaratonista, que é treinada pelo experiente Igor de Souza, tem como principal objetivo ainda este ano realizar a Travessia do Canal da Mancha, entre França e Inglaterra.
Esta foi a segunda travessia do Leme ao Pontal de 2019. No último dia 12, Adherbal de Oliveira tornou-se o primeiro nadador a concluir pela segunda vez o desafio na orla carioca em sua preparação para a Travessia do Canal de Molokai no Havaí.
Foto: Arquivo Pessoal
Fonte: Swin Channel