Durante a plenária, os participantes foram divididos em grupos para discussão de três eixos temáticos: Política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora; as novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e participação popular na saúde dos trabalhadores para o controle social.
As propostas elaboradas de forma coletiva, contemplam políticas públicas a nível municipal, estadual e federal. Também foram eleitos os delegados que representarão Araxá na etapa da macrorregião, com previsão para acontecer nos dias 9 e 10 de abril, em Uberaba.
Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Paula Nassif, a plenária representou um momento importante de escuta, diálogo e construção. Ela destacou que temas como a saúde mental dos trabalhadores e a valorização dos profissionais, principalmente da área da saúde, ganharam força nas discussões.
Outro ponto levantado foi a necessidade de fortalecer o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e os pontos de apoio voltados ao bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras.
“Agora o foco do Conselho Municipal de Saúde, é organizar as pré-conferências de saúde, que serão fundamentais para ouvir a população e transformar essas escutas em propostas concretas para a Conferência Municipal de Araxá que deve acontecer ainda no primeiro semestre”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Comunicação