Durante a gravidez, a vacinação permite a produção de anticorpos que são transferidos ao bebê pela placenta. Após o nascimento, essa proteção continua por meio da amamentação. O colostro (leite produzido nos primeiros dias após o parto) e o leite materno contêm anticorpos que ajudam a prevenir infecções no período em que o sistema imunológico do bebê ainda está em desenvolvimento.
A coordenadora de imunização de Araxá, Érica Fonseca, explica a importância do esquema vacinal durante a gravidez. “A vacinação materna potencializa os benefícios da amamentação, que já é um alimento completo e protetor. Quando a mãe está vacinada, ela transfere anticorpos através do leite, ajudando o bebê a se defender de vírus e bactérias logo nos primeiros dias de vida”, afirma.
As vacinas recomendadas e disponíveis para gestantes na rede municipal de saúde incluem:
* dTpa (difteria, tétano e coqueluche) – indicada a partir da 20ª semana de gestação. O bebê só começa a ser vacinado contra a coqueluche a partir dos 2 meses de idade. Até lá, ele está vulnerável. Ao receber a vacina dTpa durante a gravidez, a mãe produz anticorpos que são transferidos pela placenta, oferecendo uma proteção passiva imediata logo após o nascimento.
* Influenza (gripe) – A vacina contra gripe é recomendada anualmente para gestantes, pois a gripe pode causar complicações graves durante a gravidez.
* COVID-19 – A vacinação contra COVID-19 é recomendada para gestantes em todas as gestações, sendo importante para proteger a mãe e o bebê.
* Hepatite B – É recomendada para gestantes que não foram vacinadas ou que não completaram o esquema vacinal. Protege a mãe contra a hepatite B.
As doses estão disponíveis em nove salas de vacina do município. Para receber a imunização, a gestante deve apresentar documento com foto, cartão de pré-natal e caderneta de vacinação.
Cronograma semanal de vacinação – 6 a 14 de agosto
Unicentro (crianças até 12 anos)
Segunda a quarta-feira: 7h30 às 16h
Quinta-feira: 7h30 às 15h
Unileste
Segunda a quarta-feira: 7h30 às 16h
Quinta-feira: 7h30 às 14h30
Uninorte e ESF Max Neumann
Segunda a quarta-feira: 7h30 às 16h
Quinta-feira: 7h30 às 12h
ESF Pão de Açúcar
Segunda a quinta-feira: das 7h30 às 12h
Uninordeste, Unisul, Unioeste e Unisa
Segunda a quarta-feira: 7h30 às 12h30
Quinta-feira: 7h30 às 12h