Desde o início da pandemia da Covid-19, milhares de pessoas passaram por uma mudança em seu estilo de vida. Já são meses a fio convivendo com o isolamento social e junto dele o afloramento de vários sentimentos, inclusive o medo e a preocupação que cresce a cada dia.
O momento atual reacendeu ainda mais a propensão do aumento da ansiedade e depressão que ganham espaço em cenários como o qual estamos vivendo, além de outros transtornos psicológicos. Diante disso, é perceptível a importância da psicoterapia e o cuidado emocional.
Fazer terapia é libertador e benéfico ao bem-estar. Com o profissional da psicologia você pode encontrar o direcionamento para lidar e trabalhar cada problema emocional da melhor forma possível, sendo uma excelente oportunidade de manter a nossa saúde mental em dia.
Para falar sobre os benefícios da psicoterapia, convidei a psicóloga Danielle Provazi para uma conversa enriquecedora. Danielle é especialista em Psicologia Junguiana pelo IJEP e mestranda em psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Gabriel Castro – Como a psicoterapia pode contribuir no atual momento de pandemia que estamos vivendo?
Danielle Provazi- A psicoterapia pode ajudar no alívio do impacto da doença, tanto no caos psíquico quanto no entendimento do quadro orgânico, em nossas vidas. Pode também, auxiliar no processo de revisão práticas sobre o nosso cotidiano e a nossa maneira de viver.
GC – Houve uma busca maior pela terapia neste período?
DP – Houve um crescimento exponencial por procura de terapia sim.
GC – O que te levou a seguir a abordagem junguiana?
DP – O que me levou a me aprofundar na abordagem Junguiana foi perceber que a teoria traz uma “visão de mundo” sobre o indivíduo como uma totalidade. Entender que o indivíduo é muito mais que um diagnóstico ou um defeito me fez seguir e me aprofundar cada vez mais nessa abordagem teórica.
GC – Como a teoria de Carl Jung a respeito da psicologia analítica trabalha o processo de cura do paciente?
DP – Para Jung não existe uma cura, pois não somos indivíduos “defeituosos” ou que precisam de “melhorias”. Existe uma “transformação” e é nessa perspectiva de transformação que trabalhamos com o paciente.
GC – Os sonhos vivenciados durante a atual pandemia tem algo a dizer sobre o paciente?
DP – Sempre tem! Os sonhos é uma das principais ferramentas do analista Junguiano.. Precisamos olhar para os sonhos com profundidade e de uma forma individual para cada paciente para elaborarmos conteúdos psíquicos.
GC – O que conceito dos arquétipos elaborados por Jung tem a nos dizer?
DP -Os arquétipos têm uma influência invisível sobre nós, ou seja, eles interagem na forma como enxergamos a nossa vida, e que consequentemente, existe o inconsciente coletivo que são aspectos e temas que envolvem toda a humanidade.
GC – Como estão sendo realizadas as sessões de terapia durante a pandemia, podem ser feitas de forma remota?
DP – As sessões são feitas de forma remota através de um aplicativo (pode ser Skype, Google Meet, entre outros. As sessões super funcionam e é como se estivesse no presencial, porém precisam ter alguns cuidados: como estar em um ambiente sem interrupções, um bom fone de ouvido e uma webcam.
GC – Quais hábitos ou atividades podem ser realizadas para aumentar a qualidade de vida e bem-estar durante a pandemia?
DP – Eu sempre indico a meditação, pois com ela iremos aumentar a percepção da nossa qualidade respiratória e aprendemos a silenciar um pouco a mente.