Dançar, perder peso, se exercitar e, claro, se divertir. A zumba é uma modalidade de dança fitness criada na Colômbia na década de 90. Não demorou muito para a dança se espalhar por mais de 150 países. Seu ritmo é inspirado nas danças latinas como o samba, salsa, merengue, reggaeton, ou outros estilos como o hip hop e dança do ventre.
No Brasil, o ritmo envolvente vem conquistando mais adeptos a cada dia. Algumas pessoas procuram aulas de zumba somente com o intuito de se divertir. Já a grande maioria encontra na modalidade uma maneira de ficar “fitness”, como muitos dizem por aí.

Em Araxá, várias academias já aderiram as aulas de zumba em seu currículo. A procura é grande e existem muitos profissionais qualificados nessa área, como por exemplo a educadora física, Juliana Veloso, que dança há mais de quinze anos. Atualmente, suas aulas são realizadas gratuitamente no Parque do Cristo e reúnem cerca de 50 alunos, duas vezes na semana. Juliana destaca os inúmeros benefícios causados a quem pratica a dança. “Estou nessa área há muito tempo e percebo que as pessoas evoluem muito quanto praticam zumba. Melhora a autoestima, coordenação motora, depressão e sem falar na disposição que se torna outra. Recomendo para todos”.
A prova de que dançar emagrece está no depoimento de muitas alunas, como conta Adelaide Pereira, que já dança há quase um ano. “Desde que comecei a frequentar as aulas de zumba, tudo mudou. Tenho mais confiança na vida, autoestima e o melhor de tudo, perdi peso somente dançando. Tenho certeza que dançar é o melhor remédio”.
Não existem desculpas para não praticar um exercício físico, ainda mais quando ele une a diversão e queima de calorias. Então saia do sofá e comece agora a dançar!