Aquecimento
Você sabe por que devemos fazer antes da prática de atividade física?
Muito tem se falado em praticar atividade física, por seus inúmeros benefícios e devido ao momento de isolamento social, entretanto é importante buscar orientação dos Profissionais de Educação Física.
O treinamento pode ser dividido em muitas formas, através de macrociclos (período total), mesociclos (divisão do período total) ou microciclos (subdivisão do mesociclos) e as sessões de treinamento que compõem a prática da modalidade escolhida.
No entanto, a sessão de treinamento deve ser dividida em 3 partes (preparatória, principal e final) sendo o aquecimento uma delas. Desta forma precisamos seguir alguns princípios:
– Assegurar a passagem do estado de repouso do organismo para o estado de mobilização e coordenação, sair da inércia;
– Lubrificação articular;
– Elevação da temperatura corporal, que está ligada à ativação do metabolismo;
– Preparação dos Sistema Cardiovascular e Respiratório;
Associado ao aquecimento, existem riscos que devem ser considerados e assim buscar a melhor forma de executá-los e gradativamente aumentar a intensidade.
Um risco que nos expomos quando não aquecemos e iniciamos a atividade intensa é chamado de Hipóxia (insuficiência de oxigênio), pois os sistemas cardiovascular e cardiorrespiratório podem não assegurar, de imediato, o envio de oxigênio aos órgãos nas quantidades necessárias.
Além de todos fatores associados, a função principal do aquecimento é a preparação dos músculos e ligamentos para os futuros movimentos e a profilaxia (medidas de prevenção) de traumatismos.
Diante de todos fatores aqui apresentados, eu faço o seguinte questionamento,
VOCÊ FAZ AQUECIMENTO ANTES DO EXERCÍCIO?