Os vereadores Luiz Carlos Bittencourt e Omara Paolinelli promoveram um Fórum Comunitário para debater os Processos de Exames para Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no município de Araxá. O evento ocorreu na tarde de quarta-feira (13), no Plenário da Casa da Cidadania. Além dos vereadores solicitantes, ocuparam a mesa de honra o Secretário Municipal de Segurança Pública Daniel Rosa e o Delegado Regional de Polícia Civil Dr. Valter André Biscaro Salviano
O vereador Luiz Carlos apresentou como funciona o processo de preparação dos alunos, os preços praticados no mercado pelas autoescolas, os valores das taxas e o índice de aprovação dos Centros de Formação de Condutores nos exames psicológicos e de rua, em cada categoria de habilitação. “Como representantes do povo, temos a obrigação de debater este assunto, que é uma reclamação da população”, afirmou o parlamentar.
A vereadora Omara realizou uma enquete em suas redes sociais e mostrou relatos de candidatos que estão tentando tirar a CNH. A enquete apontou que 38% dos entrevistados precisaram tentar mais de 4 vezes para conseguir a habilitação e 79% deles acham que a dificuldade para passar no exame é exagerada/desproporcional.
Candidatos que desejam tirar a CNH também participaram, dando depoimentos. Um deles relatou que já tentou tirar a carteira de moto mais de 15 vezes e já gastou em torno de 8 mil reais com as tentativas, sem obter sucesso.
Os representantes das autoescolas afirmaram que têm total interesse em melhorar os índices de aprovação. Eles apontaram problemas na área destinada aos exames de rua e na dinâmica de realização das provas, como a falta de banheiro e água, calor excessivo, local escuro para a realização de exames noturnos e atrasos em relação ao horário marcado para início de cada prova.
Daniel Rosa apresentou um diagnóstico da questão viária em Araxá. Ele destacou que, até o mês de outubro de 2023, 18.926 infrações foram identificadas na cidade.
Dr. Valter esclareceu os questionamentos levantados durante o evento. Ele afirmou que os exames possuem critérios objetivos e que denúncias de corrupção são todas investigadas pela PC para tomada de providências. O delegado concordou que o espaço para a realização das provas, que é de responsabilidade da prefeitura, poderia passar por melhorias. Dentre outros avanços, ele apontou que recentemente ocorreu um aumento no número de exames e de dias para realização dos mesmos e que outros progressos estão sendo estudados.