O médico da Estratégia de Saúde da Família, Leirston Paulo da Silva, explica que o Carnaval é uma data marcada por intensa mobilidade populacional, o que favorece a circulação de vírus e infecções. “É um período onde há grande rotatividade de pessoas, inclusive vindas de outras regiões. Por isso, manter a vacinação atualizada, utilizar preservativo nas relações sexuais, ter cuidado com a alimentação e procurar atendimento em situações de risco são medidas importantes para reduzir a transmissão a doenças”, destaca.
Entre os principais cuidados estão a prevenção de doenças com a febre amarela e infecções respiratórias, como gripe, Covid-19 e Influenza H1N1. Estar com o esquema vacinal em dia é uma das principais formas de proteção. Outro ponto de atenção são as doenças gastrointestinais. O folião deve evitar o consumo de alimentos mal armazenados ou expostos ao calor excessivo e manter hidratação adequada durante os dias de festa.
No campo das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e sífilis estão entre as mais prevalentes. O uso do preservativo em todas as relações sexuais é a principal forma de prevenção. Em caso de exposição como relações sexuais sem camisinha ou com rompimento, contato sexual sem proteção com pessoa vivendo com HIV ou acidentes com material perfurocortante contaminado, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) deve ser iniciada em até 72 horas. Em Araxá, o atendimento funciona 24 horas nos AMEs Uninorte e Unileste e na UPA. Casos de violência sexual são acolhidos na Santa Casa de Misericórdia.
A herpes (infecção viral transmitida por contato direto com a pele ou mucosas, inclusive por beijo e contato íntimo) também é uma doença que exige atenção. O vírus pode ser transmitido mesmo quando não há lesões aparentes, já que pode permanecer no organismo e se manifestar em períodos de baixa imunidade.
A Secretaria de Saúde também alerta para casos relacionados a quedas e acidentes de trânsito durante o Carnaval, muitas vezes associados ao consumo de bebidas alcoólicas.
“Durante o Carnaval, observamos aumento nos atendimentos por quedas e acidentes, não apenas de trânsito, mas também ocorridos em locais de festas. Muitos desses casos estão associados ao consumo de bebidas alcoólicas. A orientação é redobrar a atenção, evitar dirigir após ingerir álcool e adotar medidas simples de segurança para prevenir lesões. Nestes casos, a orientação é sempre procurar atendimento médico imediato”, complementa Leirston.
CarnAraxá
O CarnAraxá 2026 chega com uma programação pensada para agradar todos os públicos, de quem gosta de bloquinhos de rua a quem prefere curtir shows ao vivo, além de opções para as crianças e para toda a família. Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, Araxá terá quatro noites de festa, com desfile de blocos, trio elétrico, shows musicais, praça de alimentação e área kids, em um evento gratuito e estruturado para receber a população. A programação começa com a concentração dos blocos a partir das 15h na Praça Dom Bosco, de onde seguem em cortejo puxados por trio elétrico até o Estádio Municipal Fausto Alvim.
O evento é realizado pela AMVEA – Associação dos Moradores e Amigos dos Bairros Adhemar Rodrigues Vale, Andreia, Área III e Estância, com apoio da Prefeitura de Araxá e da Fundação Cultural Calmon Barreto, e conta com patrocínio das empresas Uniube Araxá, Te Levo Mobile e St. George Mining Limited. A estrutura contará ainda com reforço na segurança, controle de acesso e apoio do 37º Batalhão da Polícia Militar e equipes de saúde para pronto-atendimento, garantindo tranquilidade para quem deseja aproveitar o carnaval.




