O treinamento personalizado é um processo que visa oferecer um trabalho totalmente individualizado ao aluno. Muitas pessoas estão procurando essa forma de treinamento, pois não se limitam apenas ao trabalho voltado para pessoas saudáveis e com uma boa forma física. Graças ao desenvolvimento da medicina e das ciências esportivas, hoje em dia, podemos afirmar que muitas patologias podem ser reabilitadas por meio da atividade física. Pessoas com problemas cardíacos, diabetes, dislipidemia e obesidade mórbida estão sendo encaminhados à alguma atividade física para atingirem os seus objetivos.
Podemos observar uma demanda alta de pessoas treinando diversas modalidades, porém não conseguem bons resultados devido à falta metodológicas, protocolos de controles e periodização bem aplicados para o desenvolvimento das principais valências físicas relacionadas a saúde e a performance, força, vo2 (capacidade de transporta e utilizar oxigênio), composição corporal e flexibilidade.
A inatividade física é fortemente relacionada à incidência e severidade de um vasto número de DCNT (doenças crônicas não transmissíveis, obesidade, sedentarismo, hipertensão, diabetes mellitus). Assim sendo, o exercício físico torna-se uma das ferramentas terapêuticas mais importantes na promoção de saúde e prevenção dessas doenças, o responsável por sua ampla disseminação é o educador físico.
Personal trainer ou educador físico é um profissional que acompanha e interfere no dinâmico funcionamento do corpo e da mente humana por meio de planejamento e controle de treino, com o objetivo de conseguir melhoras nas aptidões físicas e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida de seus alunos. É da mesma forma importante que um paciente procure um médico portador do CRM. O profissional de educação física com registro no CREF é contratado para fazer um trabalho na área da saúde, lazer ou no esporte, deixando os clientes mais seguros e satisfeitos.