Promovida pela Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), a iniciativa – proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – teve como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação” e foi realizada nos dias 12, 16 e 17 de maio, com entrada gratuita em três espaços culturais da cidade: Museu Calmon Barreto e Memorial de Araxá, Museu Dona Beja e Centro de Referência da Cultura Negra.
Entre os destaques da semana, estiveram as expressões do Congado e da Folia de Reis, manifestações que fazem parte da identidade de Araxá e do interior de Minas Gerais. Para a presidente da FCCB, Madalena Aguiar, o evento cumpriu seu papel de aproximar o público dos museus e da história local.
“Ficamos muito satisfeitos em ver como as atividades despertaram o interesse e o envolvimento de alunos e moradores. Pensamos uma programação que fosse educativa, inclusiva e, acima de tudo, conectada com as raízes culturais de Araxá. Trazer a escola e a comunidade para dentro dos museus é uma forma de fortalecer o sentimento de pertencimento e preservar nossa história”, destaca.