Ter uma boa qualidade de vida está sempre entre as principais metas da maioria das pessoas. Praticar exercícios regularmente, manter a qualidade do sono e uma alimentação saudável são os desafios para quem quer atingir essa meta.
Os tempos mudaram, e agora com a pandemia do coronavírus estamos vivendo uma rotina totalmente diferente, com hábitos totalmente diferentes.
Mas e agora? Ficou mais fácil ou mais difícil ter hábitos saudáveis durante a quarentena?
Um dos principais desafios neste período, é fazer atividade física dentro de casa. Não ter suporte social, não ter orientação e treinos adequados e falta de motivação, são algumas das principais justificativas que mais vemos por aí.
Com objetivo de ajudar as pessoas a não perderem o foco e não deixarem a saúde de lado durante a quarentena, deixo aqui três orientações básicas, mas que são pilares para melhor a sua qualidade de vida nesse período de isolamento social.
Tenha uma boa qualidade de sono
Uma rotina adequada de sono e descanso diminui o estresse, a ansiedade e é fundamental para recuperação do nosso corpo. Evite meios eletrônicos quando for se deitar e aposte em técnicas de relaxamento ao fim do dia. Se for usar o celular durante a noite, coloque o brilho da tela no baixo.
Vale lembrar que, qualidade é diferente de quantidade, mais vale poucas horas de sono bem dormidas, do que muitas horas sem descanso!
Mantenha as atividades com a ajuda de um profissional
As academias estão fechadas, mas os profissionais estão trabalhando on-line. Procure um professor para te ajudar com os treinos, assim você terá prescrição profissional, acompanhamento e motivação para treinar em casa. Cuidado com as dicas da internet, não realize exercícios prescritos por quem não entende do assunto!
Tenha uma alimentação balanceada
Agora não é o momento para você “jacar” com a sua alimentação. Tenha uma alimentação balanceada, e de acordo com seu gasto calórico. Evite comer besteiras ao longo do dia, principalmente à noite. É importante manter uma boa imunidade, comer mal e dormir mal são ações que podem reduzir a imunidade, deixando o corpo mais suscetível a contaminações.