A hidroginástica é um treinamento complexo, eficaz e, ao mesmo tempo, leve para todo o corpo. As propriedades hidrostática e dinâmicas da água — impulsão, resistência e pressão, fazem os efeitos sobre o organismo, tornarem o elemento, água um grande parceiro no treinamento, estimulando assim a circulação sanguínea, respiração, impulsão, resistência física.
A pressão da água se transfere para as veias, vasos e glândulas linfáticas, provocando a melhora da circulação.
Inspirar e expirar, fortalece a respiração, aumentando a capacidade diafragmática e pulmonar através da pressão externa sobre o tórax, tornando-a mais profunda.
A impulsão alivia o peso corporal facilitando a sustentação da coluna vertebral e ligamentos, melhorando a postura corporal.
Resistência, formada pela grande movimentação e a velocidade aplicada aos movimentos dentro da água, fazem com que os músculos possam aumentar sua capacidade de força, oferecendo aos praticantes bons resultados no fortalecimento muscular.
A hidroginástica fortalece a musculatura; a pele e os tecidos conjuntivos ficam mais elásticos. Melhora a respiração e estimula a circulação sanguínea. É uma atividade estimulante e relaxante ao mesmo tempo, porque o movimento da água provoca massagens no corpo.
Portanto, a Hidroginástica é uma atividade que exige muito esforço físico do praticante, e as pessoas que não tem o hábito de fazer atividade física, devem começar a prática do esporte bem devagar. Gradualmente vai aumentando o seu número de repetições e a intensidade dos exercícios, para que o efeito da hidroginástica seja mais eficaz na sua vida.
Enfim, podemos afirmar que a prática da hidroginástica é uma excelente opção segura para todas as pessoas que desejam começar um treinamento.
Segundo Bettendorf, Heike, um programa completo de Hidroginástica deve conter pelo menos boas séries de alongamentos, atividades cardiovasculares, exercícios de membros superiores, inferiores, abdominais, relaxamento.
Vamos praticar!