“Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?” disse Confúcio. Não seria extraordinário se a nossa pele aparentasse ter menos idade do que realmente temos? Já que envelhecer é inexorável, envelhecer com qualidade é uma dádiva! A pele tem grande parte nesse envelhecimento saudável, uma vez que ela dá os primeiros sinais do avançar da idade, como as rugas, flacidez, manchas e ressecamento.
Para mantê-la com aspecto jovial é importante se atentar a algumas particularidades da pele madura, visto que, devido aos fatores ambientais aos quais ela foi exposta ao longo dos anos, ela tem maior tendência às dermatoses. Uma grande preocupação seria com os tumores malignos, sendo importante a avaliação anual com dermatologista ou, antes, caso note o aparecimento de alguma lesão de sangramento fácil, pinta multicolorida ou que esteja aumentando. Para prevenir o câncer de pele é aconselhável a utilização de protetores solares com FPS 30 ou mais e evitar exposição solar intencional desprotegida no período de 10h às 16h.
Ao envelhecer ocorre uma redução da produção de sebo pelas glândulas e a cútis vai ficando seca e com tendência à coceira e alergias. Em adição, ela fica mais fina e mesmo pequenos traumas imperceptíveis podem gerar ferimentos e hematomas. Idealmente deve-se ingerir bastante água, evitar banhos quentes e demorados, assim como o uso de esponjas, sabonetes antibacterianos e amaciante de roupas. Logo após a saída do banho deve-se hidratar o corpo diariamente com cremes e loções apropriados para o seu tipo de pele. Muito comuns também são as micoses superficiais nessa faixa etária, para evitá-las é necessário lavar e secar bem os pés, cortar as unhas sem remover as cutículas, utilizar calçados abertos sempre que possível e, ao chegar em casa, colocar os sapatos para secarem ao sol.
Por fim, manter uma boa alimentação, suplementação sob orientação de profissional qualificado, atividade física e sono regular são essenciais para uma boa saúde geral que refletirá na saúde da pele. Essas são algumas estratégias recomendadas para um envelhecimento saudável. Para orientações mais específicas ao seu tipo de pele não deixe de procurar o seu dermatologista de confiança.