Além da gastronomia e dos shows musicais, o Grande Arraiá 2025 também contará com apresentações de quadrilhas juninas, com grupos convidados de destaque na cena cultural mineira. Neste ano, sobem ao palco a Quadrilha Junina Baillare, de Tupaciguara, e o Grupo Junino Forrozarte, de Uberlândia. Os espetáculos acontecem, respectivamente, na sexta-feira (25) e no sábado (26), às 20h, no pátio do Estádio Municipal Fausto Alvim.
As apresentações integram a proposta do evento de valorizar a cultura popular por meio da dança e da música. Para Elisa Baião Macêdo, presidente da Fundação Cultural Acia, responsável pela organização, esse é um dos pilares da programação. “As quadrilhas são uma expressão legítima da nossa cultura. Valorizar esses grupos é reconhecer o trabalho coletivo, a dedicação dos artistas populares e a força da tradição junina no interior de Minas”, afirma.
Quadrilha Junina Baillare
Composta por 15 casais e personagens tradicionais, como o casal de noivos, a Quadrilha Junina Baillare apresenta em Araxá o espetáculo “Vim do forró pra não ficar só”, uma homenagem ao forró em suas diferentes vertentes. A apresentação será dividida em três blocos temáticos, dedicados ao forró tradicional, universitário e eletrônico.
Segundo Gabriel Santos de Oliveira, presidente da quadrilha e responsável pela marcação coreográfica, o grupo encena uma história ambientada em um salão fictício, o “Bar Forró Pra Não Ficar Só”, com cenografia inspirada em bares do sertão nordestino.
“Queremos mostrar a evolução do forró, homenageando artistas como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Falamansa e Wesley Safadão, mas sem perder a essência do São João. É um espetáculo que fala de amor, dança e pertencimento”, destaca.
Grupo Junino Forrozarte
No sábado, o Forrozarte celebra dez anos de trajetória com o tema “No picadeiro do São João celebramos 10 anos de tradição”. A encenação une circo e festa junina em uma narrativa de reconciliação cultural. A história fictícia se passa em um vilarejo onde o casamento de Rosinha, devota das festas de São João, com o artista circense Romeu simboliza a união entre o sagrado e o espetáculo popular.
Coordenador e coreógrafo do grupo, José Elileudo Holanda Lima Júnior explica que a proposta é celebrar a diversidade e a fusão de linguagens artísticas. “A quadrilha é dança, mas também é teatro, música, poesia. Queremos contar uma história que emocione, com figurino, expressão e cenografia que representem a pluralidade cultural do nosso país”, diz.
Com 60 integrantes, o grupo chega a Araxá após conquistar prêmios relevantes no circuito junino, incluindo cinco títulos no Festival de Quadrilhas de Uberlândia e o prêmio Influência Empreendedora, na categoria Destaque Cultural.
As apresentações são gratuitas e integram a programação oficial do Grande Arraiá 2025.
O Grande Arraiá
O Grande Arraiá é promovido pela Fundação Cultural Acia (Facia) e tem o patrocínio da CBMM, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, Governo Federal. Conta com apoio da Associação Comercial, Industrial de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia) e da Prefeitura de Araxá.
Serviço
Grande Arraiá
Data: 25 e 26 de julho
Local: Estádio Fausto Alvim – Araxá (MG)
Informações:
Instagram: @grandearraiaaraxa
Site: www.grandearraia.com.br
Fonte: Daniel Nacati – Assessor de Comunicação / Grande Arraiá
Tel: +55 (34) 9.8893-8809 [email protected].br