A iniciativa surgiu como uma proposta de proporcionar às crianças acolhidas uma vivência prática e educativa sobre o cultivo de alimentos, estimulando o cuidado com o meio ambiente, a alimentação saudável e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, responsabilidade e cooperação. Ao todo, 28 colaboradores da empresa estão envolvidos na ação, organizados em equipes que participarão de forma alternada ao longo do desenvolvimento do projeto.
As atividades começaram com um café da manhã especial, música e entrega de lembrancinhas, promovendo a integração entre as crianças e os colaboradores envolvidos na ação. Em seguida, todas participaram do preparo da terra, plantio das sementes e mudas de hortaliças como alface, rúcula, espinafre, couve, couve-flor, beterraba, abóbora e jiló.
A expectativa é que, ao longo dos 120 dias do projeto, as crianças acompanhem todo o processo de desenvolvimento das plantas, aprendendo na prática que o cuidado diário gera resultados.
“Todas as crianças participaram desde a preparação da terra até o plantio das mudas e todas ficaram bem envolvidas e ficaram bem empolgadas para ver a mudas crescerem. Fazendo o compromisso de cuidarem e após a colheita será incluído em suas refeições”, destaca a coordenadora de segurança e engenheira ambiental Maraisa Lacerda de Faria da JB Máquinas e Engenharia.
Para a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente, Taciana Almeida, a parceria é um exemplo de como a iniciativa privada pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes acolhidos.
“Quando empresas se envolvem em ações sociais como essa, estamos somando forças em prol de uma transformação real na vida das nossas crianças. A horta não é só uma atividade educativa, mas estamos criando um ambiente mais acolhedor e sustentável para nossas crianças ”, destaca Taciana.