A capacitação foi ministrada por uma das profissionais da equipe da Escola Mágica, a pedagoga e ilusionista Lúcia Argôllo Gomes. O conteúdo da formação apresentou aos educadores recursos acessíveis e metodologias diferenciadas, com o objetivo de transformar a sala de aula em um ambiente mais envolvente, capaz de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais ativa e significativa.
Durante o encontro, foram exploradas práticas pedagógicas baseadas nas inteligências múltiplas, teoria desenvolvida por Howard Gardner, com propostas que integram leitura, escrita, raciocínio lógico e habilidades socioemocionais. Os professores receberam instruções sobre como usar os kits do projeto, apresentar os livros de forma mais dinâmica e adaptar as atividades às realidades das turmas, incluindo os estudantes da educação inclusiva.
Além da formação voltada aos profissionais, o projeto também contempla os alunos que participam do Tempo Integral com oficinas lúdicas em algumas escolas. Nessas vivências, as crianças são envolvidas em dinâmicas que misturam ilusionismo, criatividade e aprendizagem, tornando-se protagonistas do próprio processo educativo.
Até o final do ano, estão previstos mais dois encontros de capacitação para os educadores e oficinas em mais duas unidades escolares, como parte da programação do projeto. No total, o Escola Mágica atende cerca de 1.700 estudantes de 14 escolas municipais, com a entrega de 1.308 livros e 38 kits de mágica pedagógica.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Fabíola Melo, “os educadores recebem orientações práticas sobre como explorar os materiais do projeto de forma integrada às habilidades previstas na BNCC, tornando o aprendizado mais significativo para os estudantes. O projeto amplia as possibilidades de atuação dos professores em sala e torna o aprendizado mais leve e significativo para as crianças”, afirma