A iniciativa é realizada em parceria com o Procon-MG. Com linguagem simples e direta, o material apresenta os principais direitos das pessoas idosas, além de cuidados essenciais para evitar fraudes e prejuízos.
Ao todo, a cartilha reúne 17 golpes que têm sido aplicados com maior frequência: golpe do motoboy, troca de cartão, falso funcionário, parente em apuros, PIX errado, cartão por telefone, falsa central de atendimento, falso funcionário de banco, brinde ou presente falso, bilhete premiado, premiação falsa, compra ou venda online, falso empréstimo, falso investimento, perfil falso em redes sociais, falso link e falso sequestro.
O secretário executivo do Procon Araxá, Ezequiel Borges, reforça que a melhor forma de proteção é a informação. “Proporcionar conhecimento é nossa ferramenta de proteção. Essa cartilha foi feita especialmente para o público idoso, que muitas vezes é alvo de golpistas por confiar demais ou por não dominar totalmente os meios digitais. Queremos que todos tenham acesso a esse material e compartilhem com familiares e vizinhos”, afirma.
A cartilha pode ser acessada online pelo site da Prefeitura de Araxá, na aba “Procon Agendamentos”, ou por meio do link: (tinyurl.com/ycd52y4x). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3668-0621.