O presidente do Araxá Esporte Clube, Jeferson Leite, foi detido na noite do último sábado (7), por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi abordado pela Polícia Militar durante uma blitz, por volta das 22h. Com ele foi encontrada uma pistola calibre 380, que estava sem autorização para porte.
Durante busca veicular, foi localizada uma bolsa de couro, a pistola e um carregador municiado, com validade vencida desde 14 de dezembro no ano passado. Aos militares, Jeferson alegou que possui a arma por questões de segurança.
Diante do fato, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde prestou esclarecimentos, pagou fiança e foi liberado. A arma foi apreendida.
Nota de esclarecimento
Por meio de nota divulgada pela assessoria de comunicação do Araxá Esporte à imprensa, o presidente deu sua versão sobre o ocorrido. Ele assumiu que a autorização para portar a arma de fogo estava vencida. Confira abaixo a nota, na integra.
Querida Comunidade de Araxá, dado as últimas notícias veiculadas de forma maldosa, onde membros blogueiros anunciam que o Presidente do Araxá Esporte Clube, Jeferson Leite, FOI PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, vale esclarecer que na noite de 07/10/2023 quando eu sai da sede do clube após o jogo o do Araxá Esporte x Pirapora, fui abordado pela Polícia Militar que como normalmente é de costume de sua obrigação me abordou de forma honesta e respeitosa a minha pessoa, e quando fui perguntado se eu portava arma de fogo, respondi que SIM! Porque sempre falo a verdade mesmo que está venha me prejudicar.
Sendo assim peguei a arma e entreguei a mesma ao Sargento, que me solicitou os documentos, que também lhe entreguei de imediato. No entanto o REGISTRO DE MINHA ARMA ESTAVA VENCIDO, e eu não havia visto senão eu já tinha providenciado a sua atualização, assim sendo eu também estava sem a guia de trânsito dela, o que me deixou irregular perante a lei. Desta forma os militares me solicitaram ser conduzido à delegacia da Polícia Civil de Araxá, para lavrar o boletim de ocorrência constando nele tal irregularidade.
Após lavrarem o boletim de ocorrência fui conduzido à autoridade policial civil onde assinei os documentos necessário, paguei uma taxa de fiança e fui liberado para voltar a minha vida normal. Agora ainda quero esclarecer que eu, Jeferson Leite, fui militar e já tive porte de arma devido a minha profissão.
Nos dias atuais, sou aposentado e moro em uma chácara afastada da cidade o que me coloca mais vulnerável a criminalidade, motivo o qual se faz necessário eu conduzir à arma para proteção pessoal, como se constatou eu ter a mesma devidamente registrada junto à Polícia Federal.
Esclareço ainda, que o motivo dos documentos de minha arma estarem vencidos me imputou esta situação o que muito em breve estará totalmente resolvido, uma vez que hoje mesmo já tomei providenciar a atualização da documentação para que eu possa Junto as autoridades apresentar e fazer a retirada da mesma.
Quero ainda agradecer imensamente a todos os agentes da Polícia Militar de Araxá, pela forma que me trataram, com respeito e com cuidado a minha integridade física e moral.
Também os Agentes da Polícia Civil de Araxá que da mesma forma agiram com respeito e lisura em todos os seus atos, o que me promoveu ao final deste ocorrido a observância que tenho que ter com o vencimento de documentos, eu também tive a oportunidade de ser a prova viva de que a nossa cidade tem agentes da Polícia Militar e da Polícia Civil que trabalham no mais alto padrão profissional, não deixando que em momento algum se confundisse uma pessoa de bem com uma pessoa mal intencionada, sentir-me honrado e respeitado como cidadão de bem que por um esquecimento fiquei irregular perante a lei, em momento algum eu fui preso e sim conduzido como deveria ser, a prestar os esclarecimentos dentro da verdade e assim o fiz!
Agradeço a toda comunidade de Araxá, a muitos amigos (as) que me mandaram mensagem, e fizeram um telefonema preocupados com o ocorrido, assim tudo aquilo que na noite passada se parecia algo ruim, tornou-se algo de muita estima, respeito, reconhecimento e agradecimento de minha parte, aos que trabalharam e aos amigos e amigas que me honraram com seu respeito e atenção.
Um forte abraço! a todos com carinho do Presidente do Araxá Esporte Clube, Jeferson Leite Ganso
Araxá, 08 de outubro de 2023
Jeferson Leite Ganso
