Parceira demandante do projeto desde 2022, a Prefeitura reforçou a visão de longo prazo. “O Centro nasce olhando para as vocações de Araxá: indústria, agro e tecnologia. Queremos um lugar onde os problemas reais das empresas virem desafios de inovação, com hubs, pesquisas e times trabalhando soluções que gerem competitividade, empregos e receita. E, sobretudo, um centro perene, que continue entregando resultados para além dos prazos de editais”, destaca Fabiano Santos Cunha, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.
Para o Sebrae, a iniciativa inaugura um novo ciclo no ecossistema local. “Inovação não é só tecnologia: é fazer melhor, mais eficiente e com valor para as pessoas. O Centro de Inovação vai fomentar novos modelos de negócio, apoiar startups, requalificar mão de obra e aproximar jovens e empresas de oportunidades reais”, avalia Alessandro Henrique Sousa, coordenador do Sebrae em Araxá.
Na parte estrutural, a equipe técnica já trabalha nos levantamentos de engenharia para as adequações do espaço, etapa que antecede a definição do cronograma de obras e a abertura das atividades. O arranjo institucional reúne a Prefeitura de Araxá, o Uniaraxá, o Sebrae e o Crea. O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), por meio da FAPEMIG, fortalecendo a agenda de inovação do município e contribuindo para a viabilização das próximas etapas.