A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde estão promovendo reuniões preparatórias para a Conferência Municipal de Saúde que será promovida no dia 5 de abril. Nas Pré-conferências, funcionários da rede municipal de saúde e a comunidade tomam conhecimento dos três eixos que serão trabalhados no encontro. A ideia é levar a informação para todas as pessoas que vão participar da Conferência, sugerindo melhorias e mudanças para a saúde nas esferas municipal, estadual e federal.
A Secretária de Saúde, Diane Dutra, explica que a realização das Pré-conferências dão oportunidade para as pessoas entenderem os temas e promovem uma discussão mais efetiva na Conferência. Cada dia, um eixo é trabalhado com a comunidade, dando tempo para a pessoa sair dos encontros vendo o que a saúde do Município oferece, conhecendo também as responsabilidades do Estado e da União. “É o momento de saber o que podemos exigir do Município, o que podemos pedir para o Estado e para o Ministério. As pessoas podem participar colocando as falhas que elas acham que tem no Sistema Único de Saúde (SUS). Tivemos várias mudanças na lei que originaram de Conferências por isso, é importante as pessoas conhecerem o assunto”.
Diane destaca que é cada vez maior o número de usuários do SUS, seja através do Centro de Vacinação, de uma consulta ou da Vigilância Sanitária. As Pré-conferências e a Conferência são importantes para cada um participar se posicionando, tendo curiosidade, fazendo questionamentos pertinentes, fundamentados em informações e para isso, é preciso entender como funciona.
Na Pré-conferência desta sexta-feira, 22, foi discutido o eixo “Saúde como direito”, onde os participantes avaliaram até que ponto vai o nosso direito, onde achamos que não estamos sendo respeitados, como melhorar a assistência em determinada área. Na terça-feira, 26, o assunto será “Consolidação dos Princípios do SUS”, para que as pessoas entendam o que o Sistema oferece e como funciona, quais mudanças devem ser propostas. Na sexta-feira, 29, a abordagem vai ser o eixo “Financiamento adequado e suficiente do SUS”. Às vezes, a comunidade precisa de coisas que não é de responsabilidade do município, há situações em que demanda do município é grande e não está recebendo o suficiente para custear o serviço, precisa conseguir mais verbas.
As Pré-conferências começam às 8h, no auditório da sede do Poder Executivo, na Av. João Paulo II. No dia 5 de abril, será promovida a 9ª Conferência Municipal de Saúde, no Clube Araxá. A comunidade deve se inscrever das 7h às 8h, as discussões serão promovidas até às 18h, com votação de propostas e escolha dos representantes para a etapa estadual.