A iniciativa foi conduzida pela Área Pedagógica da Secretaria de Educação, com atuação direta das coordenações dos anos iniciais e finais, além da equipe técnica pedagógica da pasta. O objetivo central da ação é preparar os alunos para as avaliações externas previstas para o final do ano, além de diagnosticar o nível atual de aprendizagem dos estudantes em relação às competências e habilidades exigidas pelo SAEB.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Zulma Moreira, o simulado representa uma ferramenta estratégica no processo de ensino-aprendizagem. “O simulado é uma ferramenta valiosa que nossa equipe técnica pedagógica utilizou para nos ajudar a entender, de forma mais precisa, como está o aprendizado de cada estudante, em relação às competências e habilidades que serão avaliadas no SAEB – o Sistema de Avaliação da Educação Básica – no final do ano”, afirma.
A partir da análise dos resultados obtidos, novas estratégias pedagógicas serão implementadas, com foco na consolidação dos conteúdos e no reforço das áreas que apresentarem maior necessidade. As ações serão direcionadas de forma específica para cada turma, respeitando as realidades e demandas individuais de cada escola.