Durante a capacitação, os participantes receberão orientações práticas sobre como oferecer auxílio às mulheres nesses casos, inclusive com a afixação de adesivos informativos nos banheiros femininos, alertando que o local está preparado para prestar ajuda. As ações incluem também a oferta de acompanhamento até o veículo ou transporte seguro e comunicação direta com a polícia, quando necessário.
A capacitação será ministrada por representantes da OPM, da Rede de Proteção Preventiva à Mulher (antiga PPVD) e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SINDHORB). Também serão contemplados os atendentes do 190, agentes da Guarda Municipal e policiais militares da base móvel.
A campanha “Noite Segura” integra as ações do Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. “Nosso objetivo é criar uma cultura de cuidado e responsabilidade compartilhada. A mulher que se sentir ameaçada em qualquer ambiente de lazer precisa saber que será acolhida, protegida e ouvida”, destaca Luana Oliveira, coordenadora da OPM.