As pessoas estão cada dia mais perdidas com tanto acesso a informações tão variadas e contraditórias. Claro que sempre estão em busca de algo que seja realmente imediato, e ao invés disso, encontram cada vez mais frustrações.
O que me preocupa é que, diante de tanta informação, estamos tendo um exagero de restrições, fobia de certos alimentos sem o menor cabimento. Essas restrições absurdas e radicais têm prejudicado ainda mais o metabolismo, atrapalhando toda a sinalização para qualquer resultado que você precisa. Restringir pode gerar deficiências nutricionais e isso jamais trará resultados duradouros.
Estar acima do peso é muito mais do que “precisar emagrecer”. O aumento de peso gordo ou aumento de gordura corporal está associado com diversos fatores que vem programando seu organismo a trabalhar dessa forma, por exemplo:
- Desequilíbrios nos sinais de fome e saciedade. Nosso corpo é regulado por neurotransmissores. Existe uma comunicação do nosso SNC com todo restante do nosso organismo. Disfunções desses neurotransmissores alteram toda a percepção de fome e saciedade.
- Desequilíbrios hormonais. Podemos citar vários hormônios que influenciariam no aumento de peso, leptina, insulina, estrogênio, cortisol, etc.
- Alterações nas sinalizações de estoque e gasto de energia. Vamos falar tipos de tecidos, composição corporal.
- Processo inflamatório sistêmico. Alimentação como desencadeador desse processo inflamatório.
- Resposta ao estresse. Cortisol, melatonina, insulina.
- Falta de vitaminas e minerais que levam a todos os outros fatores. Imagine nosso corpo como uma máquina.
- Alterações genéticas, por exemplo, que dificultam a utilização da gordura como fonte de energia ou que aumentam sensação de fome, causando compulsões. (Polimorfismos)
Da mesma forma, o aumento de massa muscular, processo de Hipertrofia, também depende de
vários fatores como:
- Ingestão adequada de calorias. Distribuição correta de macro nutrientes (carboidratos, proteína sem excessos e lipídios).
- Qualidade dos alimentos.
- Hidratação.
- Recuperação adequada.
E o mais importante:
- Treino CORRETO, orientado, condizente com processo de hipertrofia, mas que também trabalhe as necessidades de cada um para chegar num treino excelente com estímulos adequados para sinalização desejada.
- Suplementar de forma inteligente, digo, orientado. Suplemento de forma aleatória, sem estar associada ao estimulo da dieta e dos treinos, não tem efeito nenhum.
- Disciplina é chave. Abdicações também pode ser necessária.
Pode acontecer de você ter uma alteração ou várias. Pode acontecer de seu ou sua colega ter uma alteração diferente da sua. E, por isso, a dieta que ela fez não serve pra você e vice-versa.
Faz sentido pra você que precisamos identificar qual fator ou quais fatores estão interferindo nos seus resultados? E, talvez, também comece a fazer sentido que um trabalho individualizado, direcionado pode ser garantia de mais sucesso?
Outro ponto a avaliar é sua dedicação em relação ao seu desejo. Eles são compatíveis? O que
você quer está alinhado a sua rotina, a sua disciplina e dedicação? Você já experimentou fazer
200% do que você pode fazer?
E o mais importante:
VOCÊ ACREDITA QUE VOCÊ É CAPAZ DE TER ESSE RESULTADO QUE VOCÊ
TANTO DESEJA?