Friozinho chegando e você deve estar se perguntando: por quê sentimos mais fome durante o frio?
Essa é uma dúvida recorrente e eu posso te explicar o motivo disso acontecer!
Você já deve ter percebido que nos dias em que a temperatura ambiente está mais baixa nossas extremidades (pés, mãos, nariz e orelhas) tendem a ficar geladas. Isso se deve ao fato de que nosso fluxo sanguíneo é direcionado ao centro do nosso corpo com o propósito de proteger nossos órgãos e mantê-los aquecidos para que eles possam desempenhar corretamente suas funções.
E para manter o corpo aquecido e funcionando plenamente, nosso organismo gasta mais energia para gerar calor. Resumindo: nossas demandas energéticas aumentam, e com isso, a fome também!
Além disso é muito comum, nesse período de inverno, diminuirmos a prática de atividade física que também ajuda nosso corpo a se manter aquecido. Sendo assim, com a redução de atividade física e aumento na ingestão de alimentos, o ganho indesejado de peso pode acontecer.
Porém, existem formas de driblar esse efeito e que podem te ajudar a não exagerar na alimentação.
Já que nosso corpo precisa de mais calor, que tal optar por alimentos e bebidas quentes? Sopas, caldo de legumes (não vale aqueles de supermercado cheios de corantes, conservantes e sal hein?!), mingaus, chás e cafés são uma boa pedida.
Mesmo no frio, não deixe de consumir vegetais, eles são uma fonte muito importante de fibras (que auxiliam na saciedade) e vitaminas e minerais, além de deixarem os pratos mais coloridos e bonitos. Aqui vale frutas e legumes aquecidos, use a criatividade!
Adicione alimentos protéicos como carnes, ovos e queijos (se for utilizar queijo, prefira os brancos) em suas refeições, pois eles também ajudam na sensação de saciedade.
Gorduras também ajudam a aquecer o corpo, já que fornecem mais calorias que carboidratos e proteínas, mas cuidado com o excesso! Prefira as de origem vegetal, como azeite, sementes e castanhas.
Ah e não se esqueça de beber água, mesmo no frio é essencial manter a hidratação em dia,
afinal de contas, precisamos manter as coisas funcionando, não é mesmo?
Vale lembrar que comer de forma consciente, apreciando o alimento e sem distrações é a chave
para não exagerar nas quantidades.