São Paulo, Junho de 2023 – A Lemon Energia e a Ludfor anunciam hoje uma parceria em 3 usinas solares de geração distribuída no estado de Minas Gerais que juntas somam uma capacidade instalada de 6,5 MW.
O acordo permite que a Ludfor, através da Origem Energia, seu braço de geração, conte com os serviços digitais prestados pela Lemon Energia para parte de seu portfólio de usinas solares. Já a Lemon Energia reforça o parque de geração que atende a seu marketplace, conectando produtores de energia renovável a pequenos e médios negócios, no modelo de energia por assinatura.
Com a operação, a Lemon amplia a atuação em sua principal praça, em Minas Gerais. A startup oferece desconto na conta de luz entre 10% e 20% para pequenos negócios, a depender da região e do tipo de usina de energia limpa.
As três usinas solares em território mineiro serão integradas ao marketplace da Lemon ao longo do segundo semestre, com potencial de acrescentar à base da startup cerca de 1,2 mil clientes finais.
A Origem Energia, braço de geração da Ludfor, possui investimentos e participações em 43 usinas de geração de energia compostas por Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) e Usinas Fotovoltaicas (UFV’s). Ao todo, a empresa terá capacidade instalada de 117 MW de energia limpa.
Com sede principal em Bento Gonçalves, a Ludfor, uma das líderes no mercado livre de energia na Região Sul, atua no mercado há mais de 27 anos e atende a cerca de 1.130 grupos econômicos e 2.370 unidades consumidoras. O grupo conta com quatro unidades de negócios: a Ludfor Gestora; a Ludfor Comercializadora; a Origem Energia, para investimentos em geração de energia; e a Operasul, com foco na manutenção e operação de hidrelétricas.
Criada em 2019, a Lemon está presente em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás.
Boa parte dos consumidores da startup são pontos de vendas da Ambev. As duas empresas são parceiras desde 2020 e a Ambev também é uma das investidoras da startup.
Desde 2019, os mais de 5 mil clientes da Lemon já economizaram R$ 9 milhões na conta de luz e ajudaram a evitar a emissão de 7 mil toneladas de CO2.
“Este acordo é uma grande oportunidade para a Lemon expandir sua presença no mercado de energia solar de Minas Gerais. A Ludfor é uma parceira estratégica e acreditamos que essa colaboração será muito benéfica para ambas as empresas”, afirma Rafael Vignoli, CEO e fundador da Lemon Energia.
A Ludfor também comentou sobre o acordo. “Estamos bem confiantes com essa parceria estratégica, uma vez que os serviços digitais oferecidos pela Lemon são um caminho importante para fortalecermos nosso ecossistema de geração mantendo nosso foco em sustentabilidade. O Grupo Ludfor investe somente em geração de energia renovável, nos preparando para a realidade ESG operando com custo efetivamente reduzido de maneira descentralizada, digital e descarbonizada”, afirma Douglas Ludwig, diretor executivo da Ludfor.
Sobre a Lemon Energia
Lançada em 2019, a Lemon Energia é uma climate tech que usa tecnologia e dados para conectar geradores de energia limpa a pequenos e médios empreendedores. A startup recebeu em 2022 uma rodada de investimento Series A de R$ 60 milhões, liderada pela Kaszek, principal fundo de venture capital da América Latina, e com participação do Lowercarbon, fundo dedicado a startups de impacto ambiental. Também são investidores da companhia os fundos Canary, Big Bets, Capitale e a Ambev.