O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) e foi cancelado por falta de organização dos responsáveis, foi detido na madrugada desta sexta-feira (3), segundo a Polícia Militar. Ele foi encontrado em um hospital de Tapira, após passar boa parte da quinta-feira desaparecido.
Artistas e fornecedores do evento levaram até a FCCB a informação de que não receberam os devidos cachês e pagamentos combinados previamente com o organizador.
Diante o ocorrido, a Fundação Cultural realizou junto à Polícia Militar o lavramento do boletim de ocorrência para que as devidas providências fossem tomadas. Artistas e fornecedores também realizaram a denúncia de crime.
O homem, de 30 anos, foi preso foi suspeita de estelionato. Pelas redes sociais, artistas relataram que estavam em um chacará no condomínio Via Verde, mas que o espaço não havia sido pago pelo organizador, levando o dono do local a pedir que todos se retirassem. Algumas vítimas relataram ainda que não tinham recursos para voltar para suas cidades de origem.
O evento que contaria com a participação de cerca de 200 artistas divididos em duas categorias: 50 responsáveis pelas oficinas e apresentações não pagantes financiadas pelo evento e outros 150 que pagaram uma taxa em dinheiro pela participação ao organizador.
A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria de Ação Social, tem dado todo o suporte possível para os artistas que ficaram desamparados pela empresa responsável pelo evento.