Crianças na rua, correria, bola para um lado e para o outro, gritos, brincadeiras… Essa era uma realidade presente na sociedade brasileira.
Brincadeiras de rua, jogos com bola, movimento do corpo entre as pessoas eram situações amplamente corriqueiras nas ruas, praças, parais e demais locais Brasil a fora.
Apesar do que muitos pensam e do que aparenta, a prática esportiva não acontece somente por diversão, lazer, profissão ou como um hobby, ela despenha papeis que transcendem a própria ideia na qual é retratada.
Tal atividade despenha diversas funções “por baixo dos panos”, além de todos os motivos que levam as pessoas a praticar exercícios físicos. Pesquisas da Universidade de São Paulo (USP), comprovam o quão fundamental essas atividades são para a melhoria da saúde, trata-se de um estilo de vida saudável e um maior bem-estar, não só físico, mas também mental.
Ademais, o desenvolvimento de desportos desempenha um papel social incrível e incomparável. O esporte não faz seleção de gênero, raça, condição econômica ou status social.
Na verdade, o esporte é justamente o contrário disso. É inclusão! O esporte é para todos, e talvez a maior representação disso sejam os campeonatos paralímpicos, que provam a capacidade de todos para romperem qualquer barreira em seu desenvolvimento.
Outrossim, o esporte é um grande responsável pela formação de caráter das pessoas que o praticam. A prática das atividades pode ser vista como uma ciência e até mesmo como uma simulação de situação da realidade, uma vez que, dentro dos jogos aparecem diversos problema e adversidades que devem ser enfrentadas e vencidas para alcançar o objetivo desejado.
Além disso, a excelência e a evolução só vêm com constância, resiliência e responsabilidade. Todos esses fatores associados ao convívio coletivo propostos pelos desportos, contribuem para a formação do caráter e da cidadania das pessoas. Pois, valores, princípios e lições que se aprendidos no esporte são carregados para toda a vida e não se restringem somente às atividades.
Sim, o esporte é saúde, vida, diversão, lazer, profissão! É tudo isso é mais um pouco. Um misto de emoções e sentimentos, algo que não se explica, se vive!