Inesperadamente, o mundo se inseriu em um cenário desconhecido e inimaginável: a maior crise mundial da história recente. Um vírus invisível, com alto poder devastador, tomou conta do que se conhecia como rotina. E a população de todo o planeta foi obrigada a recuar. O isolamento foi a solução encontrada, e o medo se tornou eminente. Em pouco meses, a adequação a um novo estilo de vida se tornou imprescindível.
Ninguém sabe ao certo quando essa crise sanitária, econômica e social imposta pela Covid-19 vai passar. E muito menos como a sociedade se comportará perante ao receio de que uma pandemia ainda maior que possa vir a surgir. As incertezas são muitas, mas é certo que os tempos são outros e novos hábitos surgem diariamente para que possamos nos adequar à realidade.
Diante da realidade imutável da presença de um inimigo invisível, houve adaptação à novas práticas e hábitos. O isolamento obrigatório e autoimposto revelou, com singular evidência, a importância da atividade física, dos exercícios e de costumes saudáveis para manter uma vida sadia.
O esporte assim como a relação com o trabalho, o convívio social, a economia e todos os setores se transformarão completamente. Aliás, o novo coronavírus exigirá uma sociedade contemporânea (ou pós-contemporânea), que ressignifica o passado para construir o futuro. O resgate de valores e a reciclagem ideias criarão outras visões de mundo e de vida.
Neste cenário, a tecnologia acelera em uma velocidade incrível para mudanças sociais e culturais. Novos tipos de serviços surgiram. Professores e alunos se adaptaram a modernos métodos de ensino. As empresas buscam novos nichos de mercado, e em muitas delas, trabalhadores aderiram ao trabalho remoto. Negócios presenciais passaram a atuar de forma on-line e o esporte adaptou-se à evolução digital, figurando em uma nova forma de ser consumido.
O “novo normal” dos esportes promete ser digitalizado e aproximar as pessoas, mesmo que distante fisicamente. Exemplo disso são as maratonas digitais e as plataformas virtuais com desafios semanais, elaboradas para movimentar a comunidade. Nas competições, as pessoas compartilham suas performances e por meio disso, é possível chegar ao vencedor.
Nas plataformas de streaming esportivo, estratégias para comercialização de produtos, dentre outras distintas oportunidades, surgem a todo momento. Os dispositivos móveis estão sempre ali, na palma da mão, caminhando juntos neste ciclo.
O esporte, atividades físicas e tecnologia serão grandes aliados dos novos tempos. Não somente para retomada econômica e social, mas também para combate a doenças nas quais a ciência ainda conhece pouco, e que necessitam de medidas que defendam nosso corpo e mente.