MITOS E VERDADES
Quando o assunto é natação e fortalecimento muscular, muitas pessoas tem dúvidas sobre os efeitos no nosso corpo. Alguns receios como: se vai ficar muito forte, com ombros largos e, até mesmo o medo de ser uma modalidade que não ajude no emagrecimento. São alguns dos fatores que provocam o afastamento ou a incerteza de começar as atividades.
Muitos são mitos, porém, a natação na verdade traz vários benefícios. Confira alguns dos mitos e verdades sobre a natação e fortalecimento muscular!
NATAÇÃO ME DEIXA MUITO FORTE?
A água é mais densa que o ar. Quando o corpo está imerso, cada movimento é como um treino de resistência. Trabalhando principalmente as musculaturas que envolvem o quadril, braços, ombros e core. Por isso, além de queimar calorias, estamos adquirindo massa muscular, que influencia no aumento do metabolismo e contribui para uma boa composição corporal.
ALARGA OS OMBROS?
Essa é uma das dúvidas mais comuns entre mulheres e um dos principais MITOS da natação. Vale considerar aqui, que está totalmente associado com as individualidades biológicas e o biotipo de cada pessoa. Então, se você já possui uma estrutura corporal com ombros mais largos e escapulas mais protusas (abertas), sua estética aparentemente apresentará um maior desenvolvimento da musculatura em membros superiores e tronco.
GASTA POUCAS CALORIAS?
O gasto calórico varia de acordo com o nível de esforço físico, metabolismo e outros aspectos fisiológicos. Quanto maior a intensidade e esforço, maior será o gasto calórico. Cada pessoa corresponde de uma forma os estímulos dos exercícios, ou seja, o mesmo exercício pode ser fácil para uma pessoa, mas para outra pode ser difícil e o nível de esforço será maior. A natação pode trazer um ótimo gasto calórico, pois movimenta várias partes do corpo e a variedade de estilos de nado contribui para aumentar o gasto. Porém, deve se levar em conta o nível de esforço para poder calcular a intensidade e o gasto calórico na atividade.