O envelhecimento é um processo natural e contínuo do ser humano, que tem como característica a redução das funcionalidades do dia a dia e a perda de massa muscular. Acarreta também a perda de força, consequentemente, aumentando a chance de ter outros vários problemas nos marcadores de saúde durante o avançar da idade.
Em mulheres, somado ao processo de envelhecimento, a menopausa é um fator de grande influência nas diversas alterações que ocorrem com o avanço da idade. A menopausa não apresenta somente impacto sobre o sistema reprodutivo, ela também é acompanhada por alterações na composição corporal da mulher, que são caracterizadas pelo aumento da gordura corporal. Junto a isso acontece a diminuição da força e massa muscular, podendo se dar até o momento em que a mulher perca grande parte das suas capacidades funcionais, ficando impossibilitada de realizar atividades comuns do dia a dia, tais como fazer compra, caminhar sozinha, subir escadas, tomar banho, limpar a casa, entre outras tarefas básicas do dia a dia.
Uma mulher que faz todas suas atividades diárias sem ajuda, porém sedentária com 60 anos, tem grandes probabilidades de não ter autonomia nem força suficiente para cumprir essas tarefas diárias quando estiver com uma idade avançada.
Para combater as mudanças que ocorrem na menopausa, como a composição corporal, redução da massa muscular e a perca das capacidades funcionais, a procura pelo treinamento físico é uma excelente opção para as mulheres na pós-menopausa. Procure sempre um profissional de Educação Física para que juntos possam fazer um bom trabalho, aumentando assim significativamente a qualidade da sua saúde com essa ferramenta que salva vidas, o exercício físico de forma orientada.