Para solicitar o exame, a mulher deve procurar a Estratégia Saúde da Família (ESF) da sua região. Após a manifestação de interesse, os profissionais preencherão um formulário específico e solicitarão os documentos necessários, com atualização de dados cadastrais e emissão do número de protocolo do Sistema de Informação do Câncer (Siscan).
Com o protocolo em mãos, o agendamento pode ser feito exclusivamente pelo WhatsApp (34) 99257-0871, todas as terças-feiras. No atendimento, é necessário enviar foto ou print dos seguintes documentos:
• Documento de identidade (RG e CPF);
• Cartão do SUS;
• Comprovante de endereço (conta de água ou luz em nome da paciente ou declaração de residência emitida pela ESF);
• Formulário do Siscan (frente e verso) com número de protocolo e assinatura do profissional solicitante.
Atualmente, o município oferta cerca de 75 mamografias por semana, totalizando aproximadamente 300 exames mensais, com possibilidade de ampliação da demanda conforme necessidade.
De acordo com a referência técnica da Saúde da Mulher, Tatiane Marques, todas as mulheres com indicação para o exame têm acesso garantido.
“Não temos fila de espera e reforçamos diariamente a importância da prevenção. A mamografia é um exame gratuito, simples e essencial para a saúde da mulher”, destaca Tatiane.
Atendimento especializado
Caso o exame detecte alguma alteração, a paciente é encaminhada ao Ambulatório de Alto Risco, que oferece acompanhamento especializado com mastologista e a realização de exames complementares para diagnóstico mais preciso.
A ação faz parte da rotina de assistência da Atenção Primária à Saúde e também é reforçada em campanhas de conscientização, como o Outubro Rosa, e nas ações de orientação realizadas ao longo de todo o ano nas EFS’s.