A mobilização teve boa adesão da população em geral, mas a procura ainda é considerada baixa entre os grupos prioritários, especialmente gestantes, idosos e crianças menores de seis anos, que integram o público-alvo da campanha. A meta é vacinar pelo menos 90% desses grupos.
A coordenadora de Imunização de Araxá, Érica Fonseca, destaca que a mobilização foi bem-sucedida, mas enfatiza que os grupos prioritários devem aumentar sua participação. “A população compareceu em bom número e o Dia D foi muito positivo. A maior procura foi do público geral, o que é bom, mas ainda precisamos que os grupos prioritários, principalmente as gestantes, estejam mais presentes e procurem a vacina contra a gripe”, alerta.
Além da vacina contra a influenza, outras 247 doses de diversos imunizantes foram aplicadas durante a ação, incluindo Pentavalente, VIP, Pneumo 10, Rotavírus, Febre Amarela, Tríplice Viral, ACW, Dupla Adulto, Hepatites A e B, DTPA, DTP, HPV, Dengue, Covid-19, Meningite C e Tetraviral.
A vacinação contra a gripe segue normalmente durante a semana em oito unidades de saúde de Araxá. Para receber a dose, basta apresentar um documento com foto e a caderneta de vacinação.
Unidades e horários
– Unicentro: segunda a quinta-feira, das 7h30 às 16h; sexta-feira, das 7h30 às 15h (para a vacina de influenza, somente crianças até 12 anos);
– Unileste: segunda a quinta-feira, das 11h às 16h; sexta-feira, das 11h às 15h;
– Uninorte e Unioeste: segunda a quinta-feira, das 7h30 às 16h; sexta-feira, das 7h30 às 12h;
– Unisul, Unisa, ESF Max Neumann e ESF Pão de Açúcar: segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h30; sexta-feira, das 7h30 às 12h
– Horários especiais: Uninorte – segundas-feiras, das 18h às 22h; Unileste – quartas e quintas-feiras, das 18h às 22h.
Fonte: Assessoria de Comunicação