O presidente da Academia Araxaense de Letras, Luiz Humberto França, foi eleito vice-presidente da Associação das Academias de Letras de Minas Gerais (ASALEMG). A entidade foi criada durante um encontro realizado no último dia 30 de julho e será comandada pelo escritor Flávio Ramos, de Divinópolis.
A ASALEMG terá duas reuniões presenciais por ano, além de reuniões virtuais ou híbridas. Segundo França, um dos organizadores do movimento, a proposta é trabalhar em conjunto para que as academias do interior possam ter mais visibilidade atuando em projetos ou realizando atividades. “A Academia Araxaense de Letras teve papel relevante em todo o processo de criação e foi uma das fundadoras da ASALEMG. Vamos trabalhar para fortalecer o movimento e a cultura em Minas Gerais”, diz.
Para o presidente da ASALEMG, Flávio Ramos, o momento é de estruturar a nova entidade. “Vamos fazer agora o registro e abrir para que novas academias que já mostraram interesse possam participar”, explica.
VISITA
Logo após a concretização da entidade, na segunda-feira (1), França e Flávio estiveram em Belo Horizonte e fizeram uma visita ao presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, que hipotecou seu apoio à ASLEMG. Rogério se colocou à disposição para apoiar e ser parceiro da nova entidade. Nesse encontro ficou definido que a próxima reunião será no anfiteatro da Academia Mineira de Letras, no dia 3 de dezembro, quando Rogério fará a abertura.