A trajetória de João Fonseca no US Open de 2025 chegou ao fim nesta quarta-feira (27). O brasileiro de 19 anos não resistiu a Tomas Machac, número 22 do mundo, que teve o controle da partida e venceu por 3 sets a 0. As parciais foram de 7/6 (4), 6/2 e 6/3, em pouco menos de duas horas. Assim, o tcheco avançou à terceira rodada do Grand Slam e espera pelo vencedor do confronto entre Jakub Mensik e Ugo Blanchet.
Uma partida muito difícil, contra um adversário excelente, que terá um futuro brilhante. O primeiro set foi bastante apertado. Não sei o que aconteceria se eu tivesse perdido a parcial, mas meu nível de tênis foi alto, e estou feliz com o desempenho – disse Machac, após o triunfo em Nova York.
Com a eliminação, Fonseca repete a campanha do Australian Open, quando disputou uma chave principal de Grand Slam pela primeira vez e parou na segunda rodada. Em Roland Garros e Wimbledon, o brasileiro foi até a terceira fase.
Fonseca ainda espera o término do US Open para saber se conseguirá ficar acima da 44ª colocação, a melhor da carreira até agora. Por enquanto, o brasileiro aparece na 41ª posição do ranking em tempo real e não tem mais chances de entrar no top 40 – ao menos por enquanto.
Caso o planejamento não mude, o próximo torneio de Fonseca será a Copa Davis, entre 12 e 14 de setembro. Na ocasião, o Brasil enfrentará a Grécia, e o vencedor do confronto vai garantir vaga nas classificatórias de 2026. Depois, dos dias 19 a 21, o tenista participará da Laver Cup, competição que tem Roger Federer como um dos idealizadores.
Como foi Fonseca x Machac 🎾
Os dois tenistas começaram com atuações dominantes no serviço e não cederam muitas chances aos adversários. Fonseca cometeu erros em games de devolução e até teve um break point – que também foi set point –, mas não conseguiu confirmá-lo. A primeira parcial precisou ser decidida no tie-break, e Machac, então, fez valer a maior experiência (24 anos). Cirúrgico, venceu por 7 a 4.
Na volta ao segundo set, Fonseca parecia abalado com a desvantagem no placar. Não ofereceu muita resistência no primeiro game e foi quebrado no segundo, ao ceder três chances para Machac. Ainda desperdiçou duas chances de devolver a quebra na sequência. Assim, o tcheco teve tranquilidade (e categoria) para sobrar na parcial, fechar em 6 a 2 e ficar mais perto de definir o jogo.