Para se inscrever, é necessário ensino médio completo e apresentação de RG e CPF diretamente na Praça da Família. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada.
Segundo Luciana Xavier de Souza, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência Social, a proposta é abrir oportunidades de qualificação prática e rápida: “É um curso de base sólida para quem quer começar do zero, treinar habilidades e já vislumbrar geração de renda.”
Além do curso de corte e costura, a Praça da Família mantém cerca de 35 atividades semanais, como dança de salão, zumba, tai chi chuan, pilates, crochê, artesanato para festas, culinária e o programa Primeira Chance Emprega (em parceria com o Instituto Aprender). No momento, Culinária e Primeira Chance Emprega estão sem vagas; nas demais atividades ainda há disponibilidade. Para participar, basta comparecer com RG, CPF e comprovante de endereço; se tiver, o interessado também deve levar também o Cadastro Único.