Muito tem se falado e é sabido que a manutenção saúde advém de aspectos como a prática de atividade física, nutricionais e demais hábitos de vida.
A OMS – Organização Mundial da Saúde adotou em 1947 como conceito de saúde:
“um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença e enfermidade”.
Contudo, é necessário estipular e mensurar alguns aspectos para avaliar um o indivíduo ou população, entre uma gama de variáveis. Algumas delas muito conhecidas, porém hoje venho falar sobre 3:
– IMC – Índice de Massa Corporal;
– RCQ – Relação Cintura Quadril;
– VO2 – É a capacidade máxima do corpo de um indivíduo de transportar e metabolizar oxigênio durante um exercício físico.
Ambos indicadores têm relação direta com sua qualidade de vida e longevidade, pois estão diretamente associados hábitos que possui e estes dados são exemplificados por padrões que podem julgar a qualidade da sua saúde.
O IMC e RCQ demonstram fatores de risco para doenças cardiovasculares que há uma ligação direta com a obesidade e o VO2 está relacionado ao condicionamento físico de uma pessoa e sua capacidade aeróbia.
Sendo assim, ao iniciar qualquer programa de atividade física, é sempre necessário realizar avaliação física para estimar tais indicadores e o profissional poder aplicar o melhor programa de treinamento, pois assim terá mais condições para melhorar sua capacidade física e potencializar a sua longevidade.
Profissionais de Educação Física em conjunto com demais áreas do conhecimento em Saúde (Médicos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Psicólogos etc.) podem ser uma ferramenta ideal para auxiliar você na manutenção da saúde.
Sendo assim, afirmo que há estratégias específicas que podemos adotar para melhorar o (IMC, RCQ e VO2) e consequentemente ampliar os teus Indicadores de Saúde.
Pratique atividade física.
Desculpas nunca, culpas jamais. Faça por você.