Realizada entre os dias 6 e 8 de maio, a edição atendeu pacientes de Araxá, Perdizes, Campos Altos, Santa Juliana, Ibiá, Tapira e Pratinha. Os beneficiados passaram por avaliações técnicas para a confecção e entrega de próteses transtibiais e transfemurais, órteses de membros inferiores, calçados e palmilhas ortopédicas, bengalas, muletas canadenses, andadores e cadeiras de rodas motorizadas modelo Wingus.
Todos os atendidos foram previamente encaminhados pela Secretaria de Saúde e acompanhados pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Apae de Araxá, que atende toda a microrregião. A seleção dos pacientes segue critérios como documentação, encaminhamento médico e avaliação prévia realizada pela equipe de OPM (Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção) do CER II.
Com impacto direto na autonomia e autoestima dos pacientes, a ação reforça o papel da saúde pública inclusiva. A equipe da oficina é composta por cinco técnicos em prótese e um fisioterapeuta, que também atua como responsável técnico da equipe de Diamantina.
A segunda etapa está programada para acontecer entre os dias 27 e 30 de maio, com a entrega de cadeiras de rodas padrão, cadeiras de rodas adaptadas, cadeiras de rodas motorizadas e cadeiras de rodas para banho.
Fonte: Assessoria de Comunicação