Guilherme Bernardo Gonçalves da Silva, mais conhecido como Gui, aos 16 anos, vem se revelando uma grande promessa para o trail run!
No dia 16 de fevereiro, o atleta participou de uma prova em Tijucas do Sul – PR, no evento Araçatuba Half Marathon SkyRance e conseguiu o 2º lugar no Juvenial A (16 a 17 anos), conquistando a tão sonhada vaga para representar o Brasil no Youth Skyrunning World Champs. Agora ele vai voar longe, porque o Mundial acontecerá na Itália, em Setembro deste ano. Mas não foi moleza não! A prova de 13 km foi desafiadora, muito técnica e com ganho altimétrico de 820+.
Apesar de muito jovem e de treinar corrida há apenas 10 meses, Gui vem se destacando em várias provas locais e regionais. A mãe, Adriana, é a grande incentivadora do garoto e não esconde o orgulho e a alegria de ver o filho conquistando seus sonhos. “Percebemos esta paixão do Guilherme pelo esporte desde muito pequeno e, nós, como pais, sempre demos o maior apoio e incentivo, levando e estando junto nos eventos, participando efetivamente de sua vida esportiva. Sabemos que dentre tantos caminhos, ele não poderia ter escolhido caminho melhor”, conta a mãe.
Guilherme tem se dedicado de verdade e busca cada dia mais intensificar seus treinos com o objetivo de conquistar uma boa colocação no Mundial. “Meus treinos eram feitos três vezes por semana, mas para o mundial vamos intensificar passando para seis treinos semanais que vão de corrida, musculação, pilates e mountain bike. Tudo para agregar potencial e melhor desempenho”, conta o garoto.
Mas como surgiu essa paixão? “Tudo começou em um belo dia quando minha mãe me chamou para ir em um treino de corrida da Equipe Cornelius. Dali pra frente comecei a frequentar os treinos e não parei. Gosto muito da corrida de rua, mas o que mais me fascina é o Trail Run, a corrida de montanha, pois essa modalidade proporciona a você um prazer de estar em contato com a natureza com paisagens que não são vistas na corrida de rua. Essa é uma recompensa de Deus, as maravilhas da natureza. A paixão no esporte vem do ato de você sentir prazer no que faz, se dedicar ao máximo, com garra, persistência, disciplina e determinação para colher bons frutos”, conta Gui.
Fé, gratidão e dedicação são os pilares que vão guiar o digno caminho da história de vida do Guilherme no esporte. “Agradeço a Deus infinitamente! E a minha família por sempre me apoiarem!”
Deu pra perceber que o garoto não está para brincadeira não, neh?!
“Então literalmente, pra cima deles”, finaliza!